Um novo espaço de criação artística nas Caldas

0
1306
Minela Reis é a mentora da Tela, espaço onde decorrem aulas de pintura e outros eventos culturais | N.N.
- publicidade -

Abriu recentemente nas Caldas um novo espaço que se dedica à criação artística. Designa-se Tela, fica na Rua 15 de Maio, e ali são leccionadas aulas de pintura. Nele existem duas áreas onde decorrem as aulas e exposições e outra que tão depressa pode ser um espaço de trabalho como pode acolher eventos culturais.

A mentora desta ideia é a pintora Minela Reis, que trabalhou em Óbidos de forma colaborativa e foi também com a ajuda de uma equipa de autores, arquitectos, designers e informáticos, que conseguiu em dois meses ter este projecto pronto e a funcionar nas Caldas.
Minela Reis é angolana, mas vive há 30 anos em Óbidos. Desde sempre que se lembra de pintar e desenhar, até que em 2013, aquilo que era um hobbie passou a ser o seu modo de vida: pinta e ensina a pintar.
Ao todo o espaço tem 130 metros quadrados para aulas de pintura e de galeria, onde vão ser apresentadas exposições da coordenadora e de autores de várias artes. O segundo espaço tanto dá para realizar reuniões de trabalho como eventos culturais e está preparado para receber apresentações de livros, de teatro e concertos. “Já tenho propostas para realizar eventos e vários workshops com aguarelistas”, especificou Minela Reis.
A artista investiu apenas 1200 euros neste projecto pois contou com a ajuda de profissionais de diversas áreas que a ajudaram, trabalhando de forma gratuita na abertura deste espaço. A pintora diz que o break even (o ponto a partir do qual o investidor deixa de perder dinheiro e passa a ganhar e a equilibrar o capital investido) decorrerá daqui a seis meses.
Minela Reis vinha com seis alunos de Óbidos e agora já tem 22. Lecciona a diferentes turmas dois dias por semana (terças e sextas) em horário diurno e às quintas-feiras em horário nocturno. Tem alunos dos 16 aos 66 anos que possuem várias profissões. Alguns já estão reformados, mas entre os activos há médicos, enfermeiras e cabeleireiras que se dedicam à pintura. Os alunos, que são da região e também de Lisboa, Coimbra, Leiria e Figueira da Foz, aprendem a pintar usando várias técnicas, desde o carvão, o grafite, o pastel seco até à pintura a acrílico e a óleo e a aguarela. Os custos mensais das aulas – uma das actividades principais do espaço – é de 49 euros e inclui três horas de lição e mais uma hora livre. Uma aula avulsa custa 14,90 euros e o passe livre para um mês 99 euros.
Minela Reis vai realizar, de forma gratuita, demonstrações de técnicas de pintura e organizará workshops artísticos para os mais novos durante as férias escolares. Estes ateliers vão juntar a pintura a outras áreas como a cerâmica, o teatro e a escrita.

- publicidade -