
A loja de roupa Gi – Moda Brasil mudou-se do centro comercial da Rua das Montras para o número 52 da rua Heróis da Grande Guerra. A inauguração foi abrilhantada por quatro modelos que desfilaram, informalmente, pelo centro da cidade, com algum do vestuário que está à venda naquele estabelecimento comercial.
A proprietária, Giselda Colaço, nasceu no Brasil há 37 anos e está há 12 em Portugal. Viveu em Lisboa, depois passou por Rio Maior e há cinco anos, quando se casou, resolveu mudar para as Caldas da Rainha. “O meu marido é de Alcoentre, mas estudou cá e sempre gostou das Caldas”, contou a comerciante.
Quando se mudou resolveu começar o seu próprio negócio, até porque já tinha trabalhado em outras lojas de roupa, no Brasil e em Portugal. Começou por vender os produtos da marca brasileira Handara por catálogo, mas o sucesso fez com que decidisse, há um ano e meio, abrir uma loja no centro comercial da Rua das Montras, com mais marcas de roupa brasileira à venda (incluindo biquínis).
“Decidi mudar-me para um sítio onde passam mais pessoas, até porque aqui na rua vêem-nos mais”, explicou.
Começou por vender mais às mulheres brasileiras da região, “mas as portuguesas estão cada vez mais a aderir à nossa roupa”. Giselda Colaço garante que, por exemplo, as calças assentam de uma maneira diferente no corpo feminino e torna as mulheres mais elegantes. Por outro lado, a roupa vinda do Brasil “tem mais cores”.
Giselda Colaço faz também vendas ao domicílio. “Eu marco com as clientes que durante a semana não têm tempo para ir às compras e, aos fins-de-semana, levo algumas roupas para poderem experimentar”, explicou. A comerciante dá também alguns conselhos e faz questão de sugerir combinações entre as diferentes peças de roupa.
Para o arranque inicial da primeira loja contou com o apoio do Centro de Emprego (depois de ter ficado desempregada), tendo feito um investimento de 10 mil euros, mas agora gastou apenas cerca de 500 euros na nova loja, que foi arrendada.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt