A Hora dos SuperQuinas envolve 600 crianças da Nazaré

0
263

Os Centros Escolares da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão integram A Hora dos SuperQuinas, projeto do plano estratégico “Futebol 2030” lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em abril de 2022, e cujo encontro final se disputou a 29 de maio, na Praia da Nazaré, envolvendo 600 crianças.
A Nazaré é, dos mais de 20 concelhos integrados neste projeto, o que mais alunos tem envolvidos. O desenvolvimento das competências motoras das crianças do 1º ciclo, a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono são objetivos deste programa da FPF. A cada escola aderente serão atribuídos dois kits de material (com bolas multiatividade, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes, cones) e um manual digital no qual os professores poderão escolher entre lecionar as sessões propostas pela FPF ou criar as suas próprias sessões, através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para o efeito. “Existe a necessidade e urgência de aumentar a atividade física nas escolas do país e os resultados práticos do programa junto das crianças”, considera a federação.
Na Nazaré, o desenvolvimento desta ação foi o resultado da parceria do município com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, Associação Tempos Brilhantes e EP Nazaré ■