Dezasseis alunos do 12º ano encontram-se a estagiar na empresa Vitalis, na Alemanha, uma experiência que visa preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado
A empresa Vitalis, localizada em Gut Wehlitz, Schkeuditz (Alemanha) acolhe, durante dois meses, 16 alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que ali se encontram a realizar o seu estágio. Os estudantes, acompanhados por dois professores, saíram das Caldas na madrugada de 11 de janeiro e, antes de iniciarem o estágio, já tiveram oportunidade de conhecer Berlim, explorando a história e a cultura da cidade.
“O olhar sobre a cidade proporcionou uma reflexão sobre o passado e a importância da união europeia”, refere o agrupamento, acrescentando que vários dos estudantes refletiram também sobre a forma de promoção da reciclagem das garrafas de água. Na manhã de 13 de janeiro seguiram para a empresa que os acolhe em estágio – a Vitalis, que também lhe proporciona alojamento e alimentação, bem como visitas culturais. O estágio é financiado pelo Programa Erasmus+, Setor Ensino e Formação Profissional. “Aprender novas habilidades e tecnologias é a chave para o sucesso!” foi o título proposto para esta ação, que irá contribuir para aperfeiçoar o desenvolvimento académico dos alunos, fortalecer o crescimento pessoal, a autonomia e o espírito de grupo. Durante o programa, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e de aprender novas metodologias e práticas utilizadas no mercado de trabalho internacional. Luís Fernandes, professor e coordenador do curso, refere que, “durante o estágio, os alunos terão a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos nas áreas de Desenvolvimento Web, Domótica, Redes de Comunicação, Desenvolvimento de jogos, Robótica, e Modelação e Impressão 3D”. Já Sónia Rodrigues, docente que coordena as atividades deste projeto, salienta que “esta experiência permite melhorar as competências de comunicação, não só em Inglês e Alemão, mas também noutras línguas, uma vez que a Vitalis recebe alunos oriundos de outros países como Espanha, Croácia, Dinamarca, Letónia, Grécia e Polónia com os quais, o grupo de alunos terá contacto ao longo destes dois meses”.
Após uma semana a acompanhar presencialmente os alunos, os dois professores regressaram a Portugal onde os vão continuar a acompanhar à distância. Em março voltarão à Alemanha para os acompanharem na avaliação e no regresso a Portugal.

Encontros no Palácio de Belém
A 28 de janeiro, o Agrupamento de Escolas Raul Proença participou no programa “Encontros no Palácio de Belém”. No encontro contaram com a presença do Presidente da República, que destacou a importância do patrono Raul Proença. Os alunos do 12º ano tiveram também oportunidade de conversar com o escritor Valter Hugo Mãe. Durante uma hora, o escritor falou sobre o seu percurso e os seus livros, “de uma forma interessante e pontuada pelo seu sentido de humor”, refere o agrupamento. A iniciativa, promovida pela Presidência da República e acompanhada por Isabel Alçada, consultora da Casa Civil do Presidente da República para a área da educação, pretende destacar o papel da cultura e da arte na construção da identidade nacional. Aproveitando a viagem, organizada pela direção do AERP, os alunos foram também ao Mosteiro dos Jerónimos. ■