CENFIM das Caldas recebe campeonato das profissões

0
347

O núcleo do CENFIM das Caldas da Rainha será um dos três núcleos, a nível nacional, a acolher a 7ª edição do Concurso CENFIM Skills/ 5ª da Lusofonia, que irá decorrer de 4 a 7 de junho, concentrando-se as competições nos dias 5 e 6 de junho. Caldas da Rainha receberá os participantes dos núcleos da Marinha Grande, Caldas da Rainha, Peniche, Santarém, Torres Vedras, Lisboa, Grândola e Sines, assim como os concorrentes de Angola e Moçambique. Serão 50 concorrentes e 28 jurados, que irão competir nas profissões de Soldadura, Construções Metálicas, Manutenção Industrial, Refrigeração e Ar condicionado, Desenho Industrial – CAD e Eletromecânica Industrial.
No total, irão participar cerca de 130 concorrentes e 70 jurados, e com delegações de Angola, Cabo Verde e Moçambique. Seguir-se-á o Campeonato Nacional de Profissões (Skills Portugal) no Europarque em Santa Maria da Feira, o Campeonato Europeu de Profissões (Euroskills) em Herning, na Dinamarca, e, por último, Campeonato Mundial de Profissões (WorldSkills) em Shanghai, na China.
O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha. Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International, assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais.
Este ano cumprem-se 74 anos desde que Portugal participou pela primeira vez num campeonato de profissões, e assinala o nascimento do movimento que hoje tem uma dimensão mundial. ■