Entre os dias 31 de maio e 3 de junho realizaram-se os Dias Abertos do Agrupamento de Escolas D. João II, nas Caldas da Rainha. Aquela iniciativa já tem tradição e pretende essencialmente dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido nas escolas ao longo do ano.
Laboratórios de diversas disciplinas, salas abertas temáticas e exposições de vários tipos assinalaram a data, que contou também com vários momentos musicais, peddypaper, concurso literário, atividades físicas e desportivas e palestras.
Os Bombeiros das Caldas também se associaram ao Dia Aberto da D. João II, levando um Veículo de Combate a Incêndios Florestais à escola e proporcionando uma formação em Suporte Básico de Vida.
Este ano, a recém constituida Associação de Pais e Encarregados de Educação foi parceira da escola na organização dos Dias Abertos e organizou a entrega dos prémios do concurso de criação de um logótipo para a associação.
Sob o tema “A Família e a Escola”, o concurso era aberto a todos os alunos, do pré-escolar ao 3º ciclo.
Participaram nesta iniciativa um total de 141 alunos, tendo sido escolhido o logótipo desenhado por Emília Sousa Lopes, que tem nove anos e que estuda no terceiro ano, na Encosta do Sol. No seu desenho tentou transmitir que “a escola pode ser uma família que nos aconchega”. Para tal, desenhou “várias pesssoas, de diferentes países”, para demonstrar que por mais diferenças que existam, podem todos ser amigos. “A escola é uma família”, afirmou.
Já depois de abrir o seu presente, um kit completo para fazer mais desenhos, Emília Sousa Lopes mostrou-se feliz. “Vou utilizar bastante para fazer muitos desenhos!”, exclamou. “Gosto muito de desenhar”, disse a aluna, contando que já é costume fazer estes rostos. “Há uma auxiliar, que se chama Vera, e que nos tem ensinado a fazer umas caras muito engraçadas e tenho aprendido com ela a fazer algumas”.
Foram ainda entregues cinco menções honrosas no concurso do logótipo e todos os desenhos foram expostos.
Do programa dos Dias Abertos fez também parte a dinamização de uma apresentação do agrupamento à comunidade e um convívio, que terminou com uma churrascada perto do ginásio da escola. O objetivo era que pudessem ser tiradas dúvidas sobre a escola e o seu funcionamento, mas também que fossem partilhados conselhos e dicas úteis para as fases de transição de ciclo. O programa dos dias abertos terminou com o festival IndieJunior vai à Escola, no auditório da ESAD. ■