As ilhas de Santiago e de Santo Antão, em Cabo Verde, receberam, entre os dias 23 e 28 de maio, o Programa de Capacitação de Agentes Autárquicos daquele país africano de língua oficial portuguesa. Esta ação contou com a presença de 52 formandos de todas as ilhas cabo-verdianas e de seis formadores das Escolas do Turismo de Portugal, entre as quais da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
Marta Marques (coordenadora da Formação Executiva da EHTO) e Nuno Garcia (coordenador dos cursos da área de Turismo da EHTO) representaram a escola caldense naquela formação. E Marta Marques assumiu, de resto, a coordenação da implementação do programa em Cabo Verde.
O principal objetivo desta formação é reforçar a qualificação dos agentes autárquicos nas áreas da sustentabilidade, do digital e da estruturação de produtos turísticos, contribuindo para a valorização do território e para a criação de produtos turísticos criativos e inovadores
Aquele programa formativo foi implementado na cidade da Praia, no Tarrafal e em Ponta do Sol e contou com 30 horas de formação em cada um dos locais, perfazendo um total de 90 horas de formação. Os formandos eram essencialmente vereadores e técnicos superiores dos municípios das ilhas São Vicente, Santo Antão, Maio, Fogo, Santiago, São Nicolau, Sal e Boa Vista.
“A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai continuar a integrar e desenvolver vários programas de intercâmbio com diversas instituições a nível internacional, que proporcionam aos alunos e professores experiências de formação e estágios internacionais em diversos países”, salientaram os responsáveis da escola em comunicado. ■