EHTO participa em Erasmus em Istambul e Sevilha

0
84
Luís Tarenta participou em projeto Erasmus Job Shadowing em Espanha

Alunos e professora participaram numa iniciativa na Turquia

 

Uma parceria entre a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a H2O – Associação de Jovens de Arrouquelas, de Rio Maior, permitiu a cinco alunos e uma professora daquela escola a participação, em dezembro, no projeto internacional de intercâmbio Erasmus, com o tema “Beware of Nutrition”, em Istambul (Turquia).
A iniciativa decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo “Selimpasa IMKB Uygulama Oteli” e foi coordenada pela IYACA – International Youth Activities Center Association, sediada em Ankara.
Esta oportunidade de intercâmbio e partilha de experiências juntou jovens da Turquia, Bulgária, Roménia, Lituânia e Itália. Cada país envolveu um grupo de 6 pessoas, 5 participantes (alunos) e 1 líder de grupo, perfazendo um total de 42 pessoas de 7 países.
O grupo ficou hospedado no Selimpaa Uygulama Oteli, o Hotel de Aplicação da Escola Profissional e Técnica Selimpasa Borsa Istambul, em Silivri, uma pequena cidade situada na grande área metropolitana de Istambul.
Para além de muitas atividades desenvolvidas no âmbito do autoconhecimento, interajuda e cooperação, relacionamento humano, igualdade, houve tempo para atividades interculturais, onde cada país deu a conhecer as suas tradições, cultura e gastronomia. Cada país apresentou três iguarias e teve a oportunidade de ensinar aos restantes participantes o modo de confeção de uma das três iguarias escolhidas.
A EHTO apresentou a história e modo de confeção da Sopa da Pedra, Bacalhau à Brás e do Pastel de Nata; após a apresentação o grupo foi para a cozinha ensinar a confeção da refeição principal “Bacalhau à Brás”. Na noite intercultural, a equipa da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste decidiu apresentar produtos que representassem a gastronomia da região, desde as conservas de sardinha, cavala, atum e bacalhau, à Ginjinha de Óbidos e Vinho do Porto ou aos Beijinhos e Cavacas das Caldas, entre outros.
Entretanto, o chefe Luís Tarenta participou, entre 12 e 19 de dezembro, no projeto Erasmus Job Shadowing na cidade de Sevilha. A presença surgiu no seguimento de candidatura apresentada pelo docente da EHTO ao Turismo de Portugal, juntamente com Nélia Marques, docente da Escola de Portalegre.
Foi uma semana de intercâmbio de formação, com aulas práticas e teóricas e a oportunidade de lecionarem uma aula de cozinha tradicional portuguesa em harmonização com vinhos portugueses. Atendendo à proximidade da época natalícia, foram confecionados diversas iguarias de pastelaria, como por exemplo, velhoses de abóbora que foram servidos com a Ginja de Óbidos. ■