EHTO participa em iniciativas internacionais

0
546
A equipa da EHTO com a diretora do Turismo de Portugal em Espanha, o ministro da Economia e o embaixador de Portugal em Espanha, nas comemorações do Dia de Portugal

A escola está a reforçar a internacionalização e a captação de alunos estrangeiros

Arroz de polvo com pêra Rocha do Oeste e maçã de Alcobaça foi a ementa apresentada Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para cerca de 400 convidados, na residência oficial do embaixador de Portugal em Espanha, para assinalar o 10 de junho. A preparar o repasto estiveram Francisca Magalhães e Afonso Medalha, dois alunos finalistas do curso técnico de Cozinha e Pastelaria, coordenados pelo chef Ricardo Ferreira. A equipa optou por fazer uma versão mais requintada do prato tradicional, a que juntaram um puré de maçã de Alcobaça. Para sobremesa optaram por uma torta de laranja recheada com puré de pera Rocha do Oeste e pera Rocha salteada, que teve uma “aceitação fantástica”, referiu o chef à Gazeta das Caldas.
A participação da EHTO no evento resulta de um convite da diretora do Turismo de Portugal em Espanha, Maria de Lurdes Vale, pelo segundo ano consecutivo. O diretor desta escola, Daniel Pinto, já desenvolveu contatos com aquela responsável para que possa vir às Caldas e apresentou uma proposta no sentido de voltarem a estar presentes no próximo ano, fazendo uma ligação entre gastronomia e cerâmica, também com a presença de ceramistas a trabalhar ao vivo.

O diretor da escola caldense participou no evento Portugal 360°, que decorreu em São Paulo, no Brasil, entre os dias 9 e 11 de junho

Também com o intuito de assinalar o Dia de Portugal, a EHTO foi convidada a integrar uma equipa de sete pessoas, com colegas das escolas de hotelaria de Coimbra, Portimão e Estoril, para participar no evento Portugal 360°, que decorreu em São Paulo, no Brasil. Durante quatro dias (entre 9 a 11 de junho) apresentaram diversas iniciativas de showcooking, degustações, cocktails, harmonizações de queijos e vinhos. “Havia também uma zona da feira onde divulgávamos programas de ensino, numa perspetiva de motivar os brasileiros que estão interessados em residir em Portugal, a apostar nestas áreas de turismo e hotelaria”, explicou Daniel Pinto.
O responsável registou uma “boa receptividade”, com os visitantes a destacar a segurança, bem-estar e empregabilidade que o país oferece.
O número de alunos oriundos de outros países tem vindo a crescer nesta escola, que pretende “reforçar a aposta na internacionalização”, explicou o responsável.

Premio EstrELA Monumental

O concurso “EstrELA Monumental” decorreu na EHTO, de onde saíram três alunas vencedoras

Três alunas da EHTO vão ter os seus pratos na nova ementa de verão do Mosteiro do Leitão, depois de terem vencido o concurso “EstrELA Monumental”, promovido pelo Grupo FF Food@Co, que promove o debate da importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.

Em relação à entrada, a proposta vencedora recaiu no “Croquete de Leitão com maionese de laranja”, elaborada pela aluna Inês Silvestre, do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria. A aluna do mesmo curso, Leonor Tarenta venceu na categoria de prato principal com o “Frango da Púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada”. A escolha para melhor sobremesa foi da aluna Ivânia Oliveira, de Gestão e Produção de Pastelaria, com a “Delícia da Nossa Região”. ■