A escola está a reforçar a internacionalização e a captação de alunos estrangeiros
Arroz de polvo com pêra Rocha do Oeste e maçã de Alcobaça foi a ementa apresentada Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para cerca de 400 convidados, na residência oficial do embaixador de Portugal em Espanha, para assinalar o 10 de junho. A preparar o repasto estiveram Francisca Magalhães e Afonso Medalha, dois alunos finalistas do curso técnico de Cozinha e Pastelaria, coordenados pelo chef Ricardo Ferreira. A equipa optou por fazer uma versão mais requintada do prato tradicional, a que juntaram um puré de maçã de Alcobaça. Para sobremesa optaram por uma torta de laranja recheada com puré de pera Rocha do Oeste e pera Rocha salteada, que teve uma “aceitação fantástica”, referiu o chef à Gazeta das Caldas.
A participação da EHTO no evento resulta de um convite da diretora do Turismo de Portugal em Espanha, Maria de Lurdes Vale, pelo segundo ano consecutivo. O diretor desta escola, Daniel Pinto, já desenvolveu contatos com aquela responsável para que possa vir às Caldas e apresentou uma proposta no sentido de voltarem a estar presentes no próximo ano, fazendo uma ligação entre gastronomia e cerâmica, também com a presença de ceramistas a trabalhar ao vivo.
Também com o intuito de assinalar o Dia de Portugal, a EHTO foi convidada a integrar uma equipa de sete pessoas, com colegas das escolas de hotelaria de Coimbra, Portimão e Estoril, para participar no evento Portugal 360°, que decorreu em São Paulo, no Brasil. Durante quatro dias (entre 9 a 11 de junho) apresentaram diversas iniciativas de showcooking, degustações, cocktails, harmonizações de queijos e vinhos. “Havia também uma zona da feira onde divulgávamos programas de ensino, numa perspetiva de motivar os brasileiros que estão interessados em residir em Portugal, a apostar nestas áreas de turismo e hotelaria”, explicou Daniel Pinto.
O responsável registou uma “boa receptividade”, com os visitantes a destacar a segurança, bem-estar e empregabilidade que o país oferece.
O número de alunos oriundos de outros países tem vindo a crescer nesta escola, que pretende “reforçar a aposta na internacionalização”, explicou o responsável.
Premio EstrELA Monumental
Três alunas da EHTO vão ter os seus pratos na nova ementa de verão do Mosteiro do Leitão, depois de terem vencido o concurso “EstrELA Monumental”, promovido pelo Grupo FF Food@Co, que promove o debate da importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.
Em relação à entrada, a proposta vencedora recaiu no “Croquete de Leitão com maionese de laranja”, elaborada pela aluna Inês Silvestre, do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria. A aluna do mesmo curso, Leonor Tarenta venceu na categoria de prato principal com o “Frango da Púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada”. A escolha para melhor sobremesa foi da aluna Ivânia Oliveira, de Gestão e Produção de Pastelaria, com a “Delícia da Nossa Região”. ■