ESAD tem mestrado em Artes do Som e da Imagem

0
237

A ESAD vai abrir um novo mestrado na área das Artes do Som e da Imagem. A formação – que se desenvolve em quatro semestres – visa promover a formação de criadores que “pretendam definir uma prática artística singular no âmbito das artes audiovisuais, explorar modelos de produção flexíveis e criar uma abordagem focada nas estratégias artísticas mobilizadas, num âmbito especializado, ou no das passagens entre vários territórios”, explica o site da escola de artes das Caldas.
O mestrado, que será coordenado pela docente Susana Nascimento Duarte, pretende cobrir um vasto conjunto de modos de expressão: do cinema e vídeo – seja ficção, documentário, filme ensaio, cinema experimental ou animação – às artes sonoras e à fotografia.
Cada estudante realizará um objeto de natureza audiovisual, acompanhado de relatório, desenvolvidos num contexto interdisciplinar capaz de proporcionar competências técnicas, formais e conceptuais adequadas a cada trabalho de projeto.
A formação pretende garantir competências para a inovação nas etapas de desenvolvimento do projeto em Artes do Som e da Imagem: nas metodologias de pesquisa, processos de escrita, estruturas de realização e produção, estratégias de exposição e exibição,
O curso, agora proposto pela escola para o próximo ano letivo, pretende também promover a autonomia para a experimentação tecnológica com vista à tomada de decisões adaptadas às necessidades de cada projeto. E quer também garantir a especialização de competências técnicas em cinema e vídeo, fotografia e artes sonoras e o desenvolvimento de uma estratégia discursiva própria que possa comunicar as decisões do criador com o público, técnicos, produtores e programadores.