Estudantes belgas de visita às Caldas em abril

0
224

Um grupo de alunos belgas estará nas Caldas da Rainha entre os dias 30 de abril e 5 de maio, naquela que será a segunda parte do projeto Erasmus + “Empowered by Diversity, que envolve alunos e professores da Escola Secundária Raul Proença. Em finais de fevereiro, 12 alunos do 10º ano da escola caldense, acompanhados pelos professores responsáveis pela parte portuguesa, Célia Marteleira e Mário Lemos, e pelo diretor do agrupamento, João Silva, estiveram em Waregem, na região da Flandres, a 80 quilómetros da capital Belga. Aí ficaram alojados em casa de famílias de 12 alunos da Secondair Onderwijs Groenhoeve, a escola parceira no desenvolvimento deste projeto que já conta com a sua terceira edição. Durante a estadia, participaram num programa de atividades que incluiu atividades desportivas e atividades lúdicas, mas também workshops, por exemplo com alunos estrangeiros e ONGs dedicadas à proteção do meio ambiente e ao combate à desigualdade de oportunidades e à discriminação. Tiveram ainda oportunidade de visitar Bruxelas, Ypres e Ghent. Tal como já aconteceu em anos anteriores, foi plantada uma árvore no recinto da escola belga, para memória futura desta experiência.
“Todos os alunos foram unânimes em considerar que, além dos laços de amizade criados, vivenciaram uma experiência única que os marcará e acompanhará por muito tempo”, refere a Escola Secundária Raul Proença.
O ano passado os alunos e professores da Secundair Onderwijs Groenhove, em Waregem, estiveram nas Caldas entre 6 e 11 de Março e depois os portugueses retribuíram a visita em finais de abril. Todos os momentos deste projeto estão registados na conta oficial e pública, na rede social Instagram em @empoweredbydiversity. ■