Foram consignadas, a 5 de junho, as obras de construção do novo complexo de residências de estudantes em Peniche. Trata-se de um investimento de 4,8 milhões de euros por parte do Politécnico de Leiria, com financiamento de 3,3 milhões de euros do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES) – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As duas novas residências, que deverão estar concluídas em março de 2026, irão oferecer 88 camas (44 em cada residência).
Os edifícios serão construídos em dois lotes localizados junto à atual residência de estudantes do Politécnico de Leiria (IPL), em funcionamento desde 2004. Além de alojamento, as novas residências contemplam zonas de refeição com kitchenettes, salas de estudo e de convívio, lavandaria, espaços de arrecadação, espaço exterior de convívio, entre outros.
Ainda em Peniche, está também prevista a reabilitação da atual residência de estudantes, que terá uma capacidade para 58 camas, encontrando-se o procedimento concursal da empreitada em fase de análise, para que em breve se realize a sua consignação, explica o IPL.
“No total, Peniche passará a contar com praticamente 200 camas, considerando igualmente o alojamento disponível no Hotel Escola de Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria”, afirmou o presidente do IPL, Carlos Rabadão.