Iniciativas solidárias no agrupamento Josefa de Óbidos

0
79

Vários alunos do 12º ano pintaram um mural de apoio à paz, apoiados pelo professor António Carmelo, na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos. Inspirado numa obra do artista plástico Banksy, o mural representa o apoio dos alunos “a uma problemática, infelizmente, bastante atual”, como é a da guerra na Ucrânia, explica o diretor do agrupamento, José Santos.
Ainda durante a semana de 21 a 25 de março, e funcionando como preâmbulo da “Semana da Josefa”, que decorre de 4 a 8 de abril, aconteceu a conferência sobre sustentabilidade para as turmas do 8º ano levada a efeito pela Associação de Pescadores, Mariscadores e Amigos da Lagoa de Óbidos (APMALO). A ação integra um projeto que culminará com a adesão do Agrupamento à iniciativa Coast Watch.
Foi ainda inaugurado um charco, construído na Escola Básica de Óbidos pelos alunos do Clube de Ciências, sob a supervisão da professora Ascensão Machado, recentemente falecida e cujo sobrenome apelidou a poça de água estagnada agora construída: Charco Machado.
A Academia Digital para Pais, programa dinamizado pela Direção Geral de Educação e que abriu a escola à comunidade com o intuíto de desenvolver competências digitais na comunidade educativa, foi finalizada. “São iniciativas como estas que fazem do nosso agrupamento uma grande família”, salienta José Santos, acrescentando que “é esse caráter familiar que nos distingue e nos permite entender cada aluno como um só”.
O dirigente realça ainda a preocupação em atribuir uma intencionalidade nas interações com os parceiros que lhes permite rentabilizar da melhor forma essas parcerias e permitir o crescimento do agrupamento.