IPLeiria dinamiza Jornadas de Educação e Cidadania

0
68

Decorrem hoje, 8 de abril, as primeiras Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, em formato online, organizadas pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e o Programa 60+ do Politécnico de Leiria.
Subordinada ao tema “Formar e Agir”, a iniciativa pretende refletir sobre o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas e sobre o modo como as várias gerações percebem a sua (in)ação neste domínio, bem como analisar a importância da Educação, em várias idades da vida, para a construção de uma consciência cívica.
O evento, que vai envolver diversas gerações na discussão, contará na abertura com a participação de João Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, dos responsáveis das várias escolas do IPL e da coordenadora do Programa 60+. Após um momento de poesia protagonizado por docentes da ESECS terá lugar o primeiro painel, subordinado ao tema “Formar para a cidadania”, que termina com um debate. Segue-se a apresentação de testemunhos de estudantes do Programa 60+ e da ESTG sobre “Aprender a ser cidadão na escola”.
À tarde, a partir das 14h00, está agendado um momento cultural apresentado pela Tuna da ESAD, seguindo-se o lançamento do segundo painel, subordinado ao tema “Agir para a cidadania”. Segue-se um debate e uma apresentação de testemunhos de estudantes da ESAD e da ESSLei, que darão a conhecer “Contributos para o bem comum”.
O evento é de acesso gratuito, sendo apenas necessária a inscrição prévia através do link sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/inscricao/. Após a realização das Jornadas será disponibilizado um certificado aos participantes que assim o indicarem no momento da inscrição. ■