
Agrupamento de escolas estabeleceu parceria com Politécnico de Santarém
No próximo ano letivo irá arrancar um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) na Escola Secundária Josefa de Óbidos. Esta formação superior, com a duração de dois anos, permite desenvolvimento de competências técnicas para iniciar uma atividade profissional e confere acesso privilegiado às licenciaturas. Esta nova aposta de formação na área da programação está inserida num protocolo estabelecido entre o agrupamento de escolas de Óbidos e o Politécnico de Santarém, com a envolvência do município de Óbidos. A parceria compreende também a existência de quotas para os alunos que acabam o 12º ano na escola obidense e queiram ingressar em TeSPs no Politécnico de Santarém. Trata-se de mais uma forma de “estimular o prosseguimento de estudos”, explicou Miguel Ferreira, adjunto do diretor do agrupamento, à Gazeta das Caldas.
No caso do TeSP em Programação, vem no seguimento do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que é lecionado na escola de Óbidos. No âmbito da parceria está também a ser criado, em conjunto com a Escola Superior de Rio Maior, um curso profissional para o ensino secundário, de eGaming, com o objetivo de treinar atletas em jogos eletrónicos, que gostariam que pudesse arrancar no próximo ano letivo.
Mostra de Orientação Vocacional
Com o objetivo de ajudar os alunos a encontrar a área vocacional, decorreu na escola, durante a manhã de 5 de fevereiro, mais uma edição da Josefa (Con)Vida, Mostra de Orientação Vocacional. Caroline Pereira, aluna do 12º ano na área de Ciências e Tecnologias, encontrou ali algumas possibilidades de prosseguimento de estudos que antes não equacionava. “A minha ideia passava muito por [prosseguir estudos nas] áreas como a Psicologia, Fisioterapia ou Comunicação, mas depois de visitar a feira fiquei entusiasmada com as áreas militares, que também têm a vertente de saúde”, explicou. De acordo com a jovem, a feira é uma ajuda para os estudantes. “Quem tem a certeza do curso, pode escolher a faculdade onde ingressar, e para quem está indeciso pode ter ideias das várias áreas que pode seguir”, concretizou.
Esta feira é dirigida aos alunos do ensino secundário, mas também do 9º ano, pois estão prestes a escolher qual a área em que querem prosseguir estudos, englobando mais de 200 estudantes. De acordo com a psicóloga Inês Borges este ano a escolha das universidades e instituições presentes foi feita pelos alunos. Estes informaram quais os cursos e universidades em que tinham mais interesse, que depois foram convidadas a estar presente. A escolha recaiu nas forças policiais e de segurança, Universidade e Politécnico de Coimbra, Politécnico de Bragança, Politécnico de Leiria, Politécnico de Santarém e Faculdade de Arquitetura de Lisboa. ■