Os participantes na 12ª edição da academia de verão Semana Tanto Mar, que se realiza em Peniche, vão desfrutar, esta segunda-feira, de um dia na reserva natural das Berlengas, território que integra a Reserva da Biosfera das Berlengas (Unesco). A iniciativa está inserida nas comemorações do dia da Reserva Natural das Berlengas, que se assinala este sábado, 3 de setembro.

Cerca de 50 jovens terão uma experiência de mergulho e ficarão a conhecer um pouco mais sobre esta Área Marinha Protegida. No final, estes estudantes do ensino secundário serão nomeados “Embaixadores do Mar”, numa sessão que conta com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

Durante seis dias, de forma gratuita, os jovens vão poder conhecer o valor estratégico do Mar, em todas as suas vertentes. Atividades ligadas à Investigação Científica, ao Desporto, à Economia, ao Turismo e à História, são alguns dos pontos altos do programa, que contou, entre outras atividades, com visita ao centro de investigação CETEMARES – MARE-Politécnico de Leiria.

Será igualmente uma oportunidade para contactar de perto com projetos empreendedores e inovadores no âmbito da economia azul localizados na área do porto de Pesca de Peniche (Docapesca), sendo de destacar a aquacultura de corvina em circuito fechado (SEAentia), o processamento de pescado (Omnifish) ou o transporte de organismos marinhos vivos para toda a parte do mundo (Flying Sharks), explicou a organização.

A Academia Tanto Mar resulta de uma parceria da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, da Câmara Municipal de Peniche e da Forum Estudante. Na base deste encontro, encontra-se o objetivo comum de aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal.