Professora propõe ensinar com projetos

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A docente com o grupo de alunas que aprendeu com esta nova metodologia

Docente fez mestrado onde defende o uso das metodologias ativas e de projeto para ensinar e motivar alunos

Ana Maymone é arquiteta, ilustradora e professora. Terminou recentemente o seu mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Universidade Lusófona, em Lisboa. Designou-o “Walking in my shoes”, Estratégias de motivação, criatividade e descoberta em História da Cultura e das Artes (HCA).
Fez a Prática de Ensino Supervisionada (PES), na disciplina de História da Cultura e das Artes (HCA), do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais (TAV), na Secundária Bordalo Pinheiro. “Desenvolvi um novo quadro teórico , um Esquema Metodológico Multi-Orbital, baseado em problemas reais do interesse dos alunos, impulsionaram as atividades. E isto porque se constatou que os alunos “se sentiam desmotivados com um programa muito teórico, pouco estimulante e criativo”.
Esta investigação-ação de Ana Maymone visou encontrar estratégias que motivassem os alunos para a HCA e estimulassem a sua criatividade, sem comprometer a aquisição de saberes. A metodologia que propõe aposta na flexibilidade curricular e também na transdisciplinaridade. Este método que aposta numa relação próxima com o aluno e também uma postura do professor- tutor que também vai aprendendo ao longo do processo de aprendizagem que a autora propõe e que foi documentado ao longo do ano letivo de 2022-2023. Como tal, foi desenvolvido um projeto que trabalhou temas como a Igualdade de Género na Arte, numa perspetiva histórica através de representações de artistas femininas, tendo chegado a temas atuais como a violência no namoro. “Foram sete alunas da turma que quiseram integrar este estudo”, disse a autora que trabalhou com um grupo de alunas com idades entre os 16 e os 19 anos.
Através das metodologias ativas foi possível “incluir o aluno no seu processo de aprendizagem” dando “uma componente prática a uma disciplina que era muito teórica”, referiu a professora, acrescentando que esta forma de trabalhar permitiu desfazer preconceitos, repensando o papel social da mulher, pela criação colaborativa e transdisciplinar de peças artísticas, estimuladas pela surpresa de um olhar renovado sobre a obra de arte e o ato de criar, através da pedagogia Wonder (despoletar fascínio por algo), associada à cultura visual. O projeto evoluiu e os alunos interagiram com entidades da cidade como com o Cine Clube das Caldas e também participaram no Caldas Late Night, apostando em ligações com a comunidade.
Ana Maymone que obteve 20 valores no seu mestrado, quer prosseguir estudos e aplicar a sua metodologia. Defende que esta metodologia, com base em projetos, pode ser aplicada nas mais variadas áreas do ensino. ■