Semana Raul Proença envolve alunos em dezenas de atividades

0
262
Os alunos do 12º ano tiveram oportunidade de colocar em práticas os conceitos de Suporte Básico de Vida

Depois de dois anos de interrupção, nesta edição da Semana Raul Proença foram retomadas as atividades com mais sucesso e acrescentadas novidades

Cerca de 200 alunos do 12º ano participaram no Mass Training em Suporte Básico de Vida, que decorreu na manhã de segunda-feira na Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha.
Aquela ação, que teve lugar no arranque da Semana Raul Proença, foi dinamizada por oito enfermeiros e dois médicos, da associação Salvar e VMER do CHO, que explicaram aos estudantes as técnicas de suporte básico de vida. “Queremos que estes jovens pensem que também têm de fazer algo para ajudar o próximo”, explica o enfermeiro Nuno Pedro, adiantando que a paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte.
Este ano, os profissionais de saúde apresentaram uma metodologia nova, ensinando a utilizar e oferecendo aos alunos, uma máscara facial de reanimação descartável (pocket mask) para ajudar na respiração boca a boca, que permite oxigenar sem que haja contacto físico.

Nuno Pedro destacou o interesse dos jovens nesta iniciativa, tanto na parte teórica como na prática, tendo participado exemplicando nas simulações de suporte básico de vida. “Alguns estarão interessados em seguir a área da saúde e socorrismo e outros porque já vivenciaram alguma situação de dificuldade cardio respiratória ou mesmo incentivados por séries televisivas que relatam estes dramas”, sintetiza o enfermeiro, que já dinamiza estas ações na escola desde 2003.
Nuno Pedro realçou ainda a importância dos jovens aprenderem a fazer o suporte básico de vida com Desfibrilhação Automática Externa (DAE), sobretudo quando este dispositivo está disponível em diversos pontos estratégicos da cidade, como é o caso da própria escola Raul Proença.
Outras iniciativas como “Toma lá talento”, “Raulinho”, “Workshop de Realidade Virtual”, teatro, ações de sensibilização e atividades desportivas compõem a oferta para os 1200 alunos. “Nesta edição da Semana Raul Proença pretendemos retomar as atividades com mais sucesso ao longo das várias edições e apostar na diversidade”, explica o diretor do agrupamento, João Silva, dando como exemplos a realização de uma palestra sobre “Bipolaridade e Criação Artística”, um Torneio de FIFA, demonstração de Kempo, Peddy Paper, um concerto e ainda a apresentação do “Projeto Footloose – Dança”.