Sérgio Leandro à frente da Escola Superior do Mar de Peniche até 2026

0
700
- publicidade -

Plano da nova direção contempla desafios ligados à internacionalização, desenvolvimento digital e coesão regional

 

Tornar a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche numa universidade politécnica é um dos objetivos no novo diretor Sérgio Leandro, empossado numa cerimónia realizada no passado dia 26 de janeiro, que contou com a presença do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.
O penichense Sérgio Leandro é licenciado e doutorado em Biologia, mestre em Ciências das Zonas Costeiras e docente do ensino superior politécnico desde 2006. Foi subdiretor desta escola do Politécnico de Leiria nos últimos oitos anos, sucedendo no cargo a Paulo Almeida, que se despediu na sessão. Para o novo diretor da ESTM, a principal linha de ação vai continuar a manter “uma oferta formativa inovadora e adequada à região Oeste”.
Com o auditório praticamente cheio de representantes de instituições públicas e privadas, bem como de professores e alunos, tomaram ainda posse as subdirectoras Alexandra Mendes e a caldense Marta Caetano, também docentes desta escola superior pública.
O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, igualmente professor da ESTM, interveio por videoconferência por estar em isolamento em casa devido à pandemia. Destacou na ocasião as potencialidades da escola do IPLeiria e as qualidades de Sérgio Leandro para assumir o novo capítulo da história da escola.
A ESTM foi fundada há 23 anos e tem neste ano letivo 1740 alunos inscritos, o maior número de sempre, contando com cerca de 150 docentes. Sérgio Leandro anunciou que estão a ser criados dois programas doutorais nas áreas do Turismo Sustentável (em parceria com a Universidade de Lisboa) e da Biotecnologia, tendo o primeiro já sido submetido para acreditação oficial.
O plano de ação para os próximos quatro anos contempla seis orientações estratégicas: ensino de excelência, com a oferta de uma linha formativa em linha com os atuais desafios da sociedade; reconhecimento e valorização da comunidade académica da ESTM; diversificação do conhecimento como alavanca do desenvolvimento socioeconómico; sustentabilidade, materialização e inovação digital no Campus 4; organização do guia de procedimentos e esclarecimento interno; e promoção da internacionalização.
Ricardo Serrão Santos, em Peniche pela última vez enquanto membro do Governo, voltou a elogiar a ESTM “pelo trabalho realizado em defesa da ciência e da economia do mar” e, ainda, pela aposta em torno da nova “Economia Azul”, classificando Sérgio Leandro como um “amigo firme do mar português”. ■

- publicidade -

 

- publicidade -