Campos de trabalho internacionais para jovens

0
848

Participar nas escavações do castro de S. João das Areias (Albufeira), limpar linhas de água de aldeias de xisto e recuperar a capela de Santo André (Várzea de Abrunhais) são alguns exemplos de trabalhos voluntários que decorrem este Verão em Portugal.
Numa breve viagem ao site que reúne todos os Campos de Trabalho Internacionais (CTI), www.workcamps.info, encontram-se muitas outras iniciativas nacionais e internacionais.
Os campos de trabalho realizam-se, maioriatariamente, entre Julho e Setembro e destinam-se a jovens entre 18 e 30 anos, portugueses e estrangeiros que residam em Portugal e que queiram realizar voluntariado.

Duram, no máximo, 15 dias e abrangem as seguintes áreas: socio-comunitária, ambiente, valorização e restauro do património histórico-cultural e arqueologia.
Os voluntários têm direito a alojamento, alimentação e seguro, tendo que suportar as despesas de deslocação até ao local do campo de trabalho e de regresso.
Em nota enviada à redacção, o Instituto Português do Desporto e da Juventude divulgou que quer envolver 252 voluntários.
“Queres conhecer outro país, outra cultura? Fazer novos amigos? Ser útil numa comunidade local com trabalho voluntário? Inscreve-te nos campos de trabalho internacionais”, lê-se na nota.
As inscrições já abriram e podem ser realizadas através do IPDJ, devendo para tal preencher a ficha de inscrição (disponível em www.juventude.gov.pt) e pagar uma caução de 25 euros por campo em que queira participar.