Demonstração de vidro soprado na Marinha Grande

0
1617
notícias das Caldas
O Cencal também tem instalações na Zona Industrial da Marinha Grande |D.R

No domingo, 2 de Abril, entre as 15h00 e as 17h00, será feita nas instalações do Cencal na Marinha Grande (Zona Industrial) uma demonstração de técnicas de produção de vidro soprado. Dois vidreiros marinhenses (Arlindo Francisco, da Atlantis, e Cláudio Duarte, da Ifavidro) vão orientar a demonstração da utilização da técnica manual de vidro soprado.
A abertura do evento contará com a presença da diretora do Cencal, Ana Bica.
Esta acção é ministrada anualmente naquele centro, entre Janeiro e Março, de modo a minimizar os elevados custos energéticos a ela associados.

Este ano o Cencal fez parcerias com a ESAD, e com a Faculdade de Belas Artes do Porto, Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Nos restantes grupos de formandos participaram designers, artistas e escultores de várias zonas do país.
Também na vertente artística e manual, o Cencal da Marinha Grande tem recebido, desde 2015, a formação prática do curso de Especialização Tecnológica – Técnico Especialista em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro. Naquelas instalações decorrem aulas de formação de Maçarico e de várias técnicas de fusão de vidro.
Outras áreas de formação como Pintura, Vitral, Lapidação, Gravação e Acabamento são dadas de forma pontual, dado que têm menor procura. Em horário pós laboral, têm decorrido formação modular que se reparte em reciclagem, aperfeiçoamento e actualização.
No plano previsto para 2017 encontra-se formação de Metodologia Six Sigma, Conceito de Lean, Mudança Rápida de Ferramentas (SMED) e Eficiência Operacional dos equipamentos (OEE), Inteligência Emocional, Gestão de Stress e Conflitos, Técnicas de Socorrismo, Folha de Cálculo – Funcionalidades Avançadas e Condução e Manobra de Equipamentos de Carga e Descarga.
O Cencal tem tido um papel activo junto das empresas da região, mostrando disponibilidade para responder às respetivas necessidades formativas, prestando serviços de formação inter e intra empresa nas mais diversas áreas (como, por exemplo, Brigadas de Primeira Intervenção, Socorrismo, Qualidade, Gestão de equipas, Liderança, Higiene e Segurança no Trabalho, Vendas e Técnicas Comerciais, Informática, Línguas Estrangeiras, etc.).