O número de desempregados inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte continua a diminuir de forma consistente desde 2013 e fixou-se em Novembro do ano passado nos 4027, correspondendo a 4,1% da população activa. Esta é uma taxa de desemprego bastante abaixo dos 6,6% registados a nível nacional no final do terceiro trimestre de 2018.
O Centro de Emprego Oeste Norte (que abrange os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Cadaval, Peniche e Alcobaça) tinha, no final de Novembro do ano passado, 4027 inscritos à procura de emprego, segundo a estatística do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com estes dados, este valor representava uma redução de 22,7%, em termos acumulados desde o início do ano. E comparando com Novembro de 2017, a descida foi de 16,3%.
Durante os meses de Setembro e Outubro do ano passado o número de desempregados no Oeste Norte chegou mesmo a baixar dos 4000, atingindo-se o mínimo em Outubro nos 3658 inscritos no centro de emprego.
Se no mês de Dezembro o mercado de trabalho tiver tido o mesmo comportamento que nos anos anteriores, o número desempregados neste território terá aumentado ligeiramente, mas mesmo assim será muito inferior ao do final de 2017, quando havia 5208 desempregados em termos oficiais.
Os concelhos das Caldas e Alcobaça são os dois grandes centros urbanos desta região e ambos contribuem para a baixa taxa de desemprego. Nas Caldas esta taxa era em Novembro de 3,9%. Em Alcobaça este valor era ainda mais baixo: 3,6%. Os dois concelhos têm populações em idade activa próxima das 30 mil pessoas.
Nas Caldas, havia no penúltimo mês do ano passado 1108 pessoas à procura de emprego, depois de em Outubro este número ter sido de 980. Em Alcobaça, o número de inscritos no centro de emprego era de 1069 em Novembro, depois de ter sido de 971 no mês anterior.
Óbidos e Bombarral são os concelhos com menor taxa de desempregados, ambos com 3,2%. Peniche e Nazaré são os concelhos com mais desemprego, mas mesmo esses ficam abaixo da média nacional, com 5,7% e 5,4%, respectivamente.
Em quase todos os concelhos do Oeste Norte o número de desempregados aumentou de Outubro para Novembro, excepto no Cadaval, onde houve uma redução de 3,3%, e no Bombarral, onde a redução foi ainda maior (7,5%). Já o concelho onde o desemprego mais aumentou de um mês para o outro foi a Nazaré, com uma escalada de 20%.
Em termos homólogos, Alcobaça e Óbidos destacaram-se como os dois concelhos com maior redução do número de desempregados (24,5% e 21,3%). Nazaré e Cadaval são os dois territórios em que se maior abrandamento da melhoria do mercado de trabalho, com reduções homólogas de 7% no número de inscritos no centro de emprego.