CAPITAL PSICOLÓGICO | Gestão da mudança

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noticias das CaldasAs nossas organizações estão continuamente a experienciar processos de mudança. Seja devido à implementação de novas tecnologias, melhorias de processos (ex: LEAN), restruturação, reorganização, ou a mudanças na relação com clientes. A mudança é essencial para a sustentabilidade, para o crescimento e rentabilidade. Não sendo um processo sempre fácil de gerir, a forma como é conduzida é fundamental para minimizar o seu impacto (potencialmente negativo) na organização e nas pessoas.
Passos essenciais para garantir que uma iniciativa de mudança é bem-sucedida:
1.Identifique o que precisa ser melhorado
As pessoas querem saber os objetivos concretos de qualquer mudança, seja de processos, ferramentas, procedimentos, etc. Clarificar o(s) objetivo(s) também implica identificar as pessoas e os recursos que facilitam o processo. Esta é a base para que se se faça uma mudança sólida.

2. Envolva os stakeholders (interlocutores)
As partes interessadas num processo de mudança podem representar vários pontos de vista e diferentes expectativas. Gerir essas diferenças é muito importante – desde os financiadores, os maiores responsáveis por certas tarefas, as pessoas que irão passar a “trabalhar” de forma diferente, os beneficiários da mudança. Todos devem estar envolvidos de acordo com o seu papel e expectativa no processo.
3.Planeie a mudança
Nada como fazer um roteiro, um plano que detalhe os aspetos envolvidos – o que é necessário saber, o que deve ser esclarecido entre todos – eliminar o óbvio – e antecipar dúvidas e questões. Também é importante que se descreva a mudança e passos que explicitam as aproximações sucessivas até ao resultado final esperado.
4.Forneça Recursos e dados para Avaliação
Há que alavancar recursos – por vezes esquecidos e/ou postos de parte. Esses recursos devem ser inventariados e devem ser criadas condições para que o objetivo final possa ser alcançado. Do mesmo modo, há que partilhar o que se espera de cada momento e como esse resultado e/ou processo deverá ser avaliado. Fazer isto permite que as pessoas reconheçam o planeamento e evita resistências, assim como exagerado dispêndio de energia.
5. Comunicação
Paralelo a todo o processo de mudança, é necessário estabelecer as vias, formas e momentos de comunicação entre todos. O modo como vai ser gerida a comunicação é essencial para a confiança necessária a ser gerada entre os interlocutores e atores da mudança.
6. Monitorize e gira a Resistência, as dependências e os riscos financeiros
A resistência à mudança vem de duas fontes principais: medo do desconhecido e riscos associados a mudar. É normal e esperado que as pessoas resistam à mudança. Por isso, é necessário ter em conta a cultura da organização e das equipas porque é a partir daí que se conhecem as melhores formas para conduzir o processo.
7. Celebre o sucesso
É importante celebrar os marcos conquistados. Não só porque eles estimulam a adesão ao processo, como eles permitem uma melhor interiorização da mudança.

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8. Reavalie e melhore continuamente
Na realidade, e como referia no início deste artigo, a mudança é algo que ocorre continuamente. Por isso, mais do que tornar o processo estanque, é necessário gerar compromisso contínuo para com a mudança. Hoje fala-se muito em melhoria contínua e é disto mesmo que estamos aqui a falar. A mudança é um processo sem fim. Implica, mais do que comportamentos avulsos e estanques no tempo, uma atitude que se transforma, à medida que evoluímos, na política, princípios e visão da equipa e da organização.

Mara Castro Correia
Coach, consultora e psicóloga do trabalho e das organizações
maracastrocorreia@gmail.com

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