“Tens apenas 5 minutos…” foi o mote para um dia dedicado ao recrutamento e à empregabilidade no Centro de Recursos Comunitário (no ex-Colégio Ramalho Ortigão), que teve lugar no dia 9 de Novembro.
Tratou-se do primeiro evento de Speed Recruitment nas Caldas da Rainha, uma iniciativa que contou com 110 participantes de seis empresas e quatro escolas (ETEO, EHTO, Escola Secundária Bordalo Pinheiro e Centro de Educação Especial).
Esta foi uma iniciativa baseada no “speed dating”. Só que em vez de ser para namorar, neste caso os cinco minutos disponibilizados colocam frente a frente os potenciais candidatos a um emprego e os responsáveis pelas entidades recrutadoras.
As mini-entrevistas foram feitas numa sala do Centro de Recursos Comunitário da Misericórdia das Caldas. “Nós trabalhamos com empresas e com desempregados e notamos que há um desajustamento: os primeiros não encontram gente para as vagas pretendidas e quem procura não se consegue encaixar nas vagas existentes”, comentou Zaida Varela, uma das técnicas de emprego do Centro.
Na primeira parte do evento, durante a manhã, os jovens assistiram via Skype a um workshop com Pedro Silva Santos que ajuda os mais novos a conseguir um emprego em 30 dias.
O autor, utilizando uma linguagem simples, acessível e directa, deixou algumas dicas de como os jovens devem fazer para se destacarem da multidão e forneceu algumas ferramentas úteis, desde como ter um e-mail profissional até à forma correcta de ligar a uma empresa para onde se enviou o curriculum.
À tarde 15 candidatos “rodaram” em entrevistas de cinco minutos por seis empresas: Aki, Macdonald’s, Visabeira, a Inditex, a Armatis e Janela Digital. E o interessante é que houve alunos que conseguiram empregos em part time.
No evento marcaram também presença o IPL e várias empresas de emprego temporário.
N.N.