O stress nas organizações

0
705
Gazeta das Caldas
- publicidade -

Ao longo dos anos o Stress tem sido visto de diferentes formas, primeiramente foi considerado como um fator responsável pela diminuição da qualidade de vida das pessoas. Posteriormente com a evolução das organizações, a Gestão do Stress, tornou-se um tema central, e como tal, o stress passou a ser integrado na definição da estratégia organizacional.

Consequentemente e decorrente dos diversos estudos efetuados na área, surgiram várias definições, sobre o stress, nomeadamente na área organizacional. Neste contexto, o Stress está intimamente relacionado com a carga mental associada ao trabalho, e é causado por um desnível entre o indivíduo e o trabalho, quer pela falta de controlo sobre a sua vida e sobre o trabalho, quer pelos diferentes papéis que o indivíduo tem de desempenhar.
São considerados fatores de stress organizacional: características do papel dos colaboradores nas organizações, as características das tarefas, o estilo de liderança, as relações de trabalho, o clima organizacional, as condições físicas de trabalho, cargas de trabalho excessivamente altas com deadlines irrealistas, falta de controlo sobre as atividades, ausência de ajuda interpessoal ou fracas relações de trabalho, ambiente de trabalho deficitário em termos físicos, por exemplo excesso de calor, frio ou barulho, entre outras.
Além dos fatores de stress organizacional, existem também os fatores de stress extraorganizacional, onde podemos incluir, as circunstâncias da vida (individual, familiar ou social), e que podem induzir níveis de stress e provocar problemas na saúde física e psicológica dos indivíduos. Ou seja, os problemas do quotidiano extralaboral não ficam fora da organização e os problemas do âmbito organizacional não ficam presos no seio da organização, podendo influenciar a vida pessoal dos indivíduos.
Assim sendo, é de grande importância que as organizações procurem implementar e desenvolver estratégias de Gestão de Stress, preventivas e interventivas, por forma a melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos seus colaboradores.

- publicidade -

Andreia Mendes
Humangext

- publicidade -