Recursos Humanos: onde estão?
A dificuldade em contratar novos colaboradores está a ser um fator de preocupação muito significativo nas PME. Num momento de maior investimento e de surgimento ou concretização de novos projetos, as empresas encontram hoje uma enorme dificuldade em atingir o número de colaboradores que ambicionavam para fazer face aos seus objetivos.
Estando num determinado contexto, podemos associar esta dificuldade como algo localizado geograficamente, mas é uma realidade que na Humangext compreendemos que é transversal ao país, pelas diferentes organizações com que contactamos a nível nacional.
Se a dada altura verificávamos que a escassez de mão-de-obra estava mais condicionada à especialização, nesta altura começa a sê-lo até para funções relativamente indiferenciadas.
A indústria continua a captar uma parte significativa de pessoas para assegurar o seu funcionamento, mas sectores que estão cada vez mais reforçados na nossa economia começam a ter um peso substancial na atração de trabalhadores – como sejam a agricultura e o turismo.
Estes setores, pela sua sazonalidade, atraem muitos trabalhadores que sabem que num determinado período do ano beneficiam de uma oportunidade de trabalho localizada no tempo, mas que lhes permitem beneficiar do subsídio de desemprego, num período de menor trabalho. Sabendo que no ano seguinte serão novamente chamados para a mesma oportunidade, ficam pouco disponíveis para assumir outras atividades profissionais no período que medeia o fim de um contrato e o contrato seguinte.
Adicionalmente, o turismo é uma área tendencialmente mais atrativa pela sua natureza para desempregados mais jovens e que não têm tanta dificuldade em deslocalizar a sua vida pessoal num momento pontual, levando até a um êxodo profissional neste período.
A localização da empresa determina hoje, mais do que nunca a capacidade de atrair trabalhadores, seja pela proximidade a zonas com maior população, ou maior número de desempregados cujo perfil se coadune com o pretendido.
A existência de transportes públicos pode ser um fator relevante para que os trabalhadores se sintam motivados a integrar uma determinada organização, começando a haver empresas que disponibilizam transporte próprio para este efeito.
Deixando os aspetos mais práticos, verificamos que a capacidade de uma organização ser convidativa para a população em geral depende muito da imagem que passa (seja pela forma como comunica os seus produtos ou serviços, seja até pela forma como constrói os anúncios de emprego).
Só depois, a forma como a sua imagem se transpõe nas suas práticas é determinante. O momento em que ganha um maior relevo é no momento de reter os trabalhadores – o que pode ser um problema se a imagem que passa para fora não está relacionada com a realidade que se encontra dentro de portas.
Susana Santos
susanasantos@humangext.com
Partner e COO