Gazeta da europa – Seis novas prioridades para uma educação e formação mais inclusiva na Europa

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Reduzir o abandono escolar precoce, combater a exclusão social, tornar as salas de aulas mais dinâmicas, tecnológicas e diversas na União Europeia (UE). Estes são alguns dos objetivos que têm as novas prioridades apresentadas pela Comissão Europeia num relatório que defende o reforço da cooperação em matéria de educação e formação até 2020.
Este relatório, publicado a 1 de setembro, foi elaborado conjuntamente pela Comissão e os Estados-Membros e espera-se que seja adotado pelo Conselho até ao final do corrente ano. O relatório propõe uma tónica política mais acentuada, capaz de responder com maior eficácia aos desafios mais prementes que se colocam à nossa sociedade.
Em 2014, por exemplo, ainda existem mais de 5 milhões de estudantes que abandonam precocemente a escola na UE, tendo este grupo uma taxa de desemprego muito alta (41%). Com uma taxa de abandono escolar precoce de 17,4 %, Portugal está acima da média da UE (11,1%). Outros desafios são o desemprego de jovens licenciados e a iliteracia digital de adultos que também se mantêm bastante altos.
As novas seis prioridades, propostas pela Comissão, pretendem dar resposta a estes e outros problemas graves que se verificam por toda a União Europeia. São elas:
•Competências e perspetivas de emprego e a criação de ambientes de aprendizagem abertos, inovadores e digitais, bem como o cultivo dos valores fundamentais de igualdade, não discriminação e cidadania ativa;
•Educação inclusiva, igualdade, não discriminação e promoção de competências cívicas;
•Sistemas de educação e formação abertos e inovadores, plenamente ancorados na era digital;
•Apoios reforçados aos educadores;
•Transparência e reconhecimento de competências e qualificações para facilitar a mobilidade da aprendizagem e da mão-de-obra;
•Sustentabilidade do investimento, do desempenho e da eficácia dos sistemas de educação e formação.

Para mais informação relativamente a este relatório, consulte: ec.europa.eu/education/documents/et-2020-draft-joint-report-408-2015_en.pdf

Representação da Comissão Europeia em Portugal