O pepino é um legume multifacetado. Consome-se em saladas, molhos e algumas variedades de pepinos são usados em pickles. Na Índia e Europa Central, os pepinos são cortados aos cubos e misturados com ervas aromáticos (o cebolinho, por exemplo) e iogurte. Também os recheiam e cozem no forno além de os utilizarem em vinagrete, molho tártaro e sopas frias. Em dias de calor e em Portugal, descasque o pepino, corte-o às talhadas e tempere com sal. É simples e refrescante!
Têm também aplicação em produtos cosméticos pois o sumo do pepino contém ácidos alfa-hidroxilados que tornam eficazes as máscaras faciais e cremes. Acrescente-se ainda as propriedades regeneradoras e cicatrizantes destes produtos devido ao teor da vitamina C e ácido fólico existente neste legume.
Aproximadamente 95% do pepino é composto por água, é um legume diurético e ajuda a controlar a tensão arterial. Sendo muito rico em fibras é fundamental para o bom funcionamento do estômago e intestinos. É pobre em calorias (uma chávena de rodelas de pepino apresenta menos de 15 calorias) pelo que aconselha-se nos regimes de emagrecimento. É um tónico para o fígado, rins e vesícula. Pelo seu teor de sílica e fluor dá força aos cabelos e unhas.
Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem. Na sua utilização em saladas, não retire totalmente a casca porque reduz a sua indigestibilidade.
Ana Marques
Acupuntora
ana.marques.4466@gmail.com