Uma caldense dos anos sessenta do século xx

0
777
Gazeta das Caldas
Isabel Castanheira
Adolescente portuguese da Calda da Reina
Sonetos Eróticos, de Giorgio Baffo Ilustrações de Hugo Pratt, 1998

Hugo Pratt (1927-19995), autor de banda desenhada é conhecido essencialmente pelo seu herói aventureiro de nome Corto Maltese; acompanhado pelo seu autor, Corto marinheiro das sete partidas percorreu o mundo tendo sido protagonista das mais insólitas aventuras.
Hugo Pratt, grande artista do desenho, possuidor de uma elegância e fina estética, deixou-nos páginas de uma grande beleza, em que os jogos de sombras conferem aos desenhos uma plástica muito especial. Um dos seus livros mais conhecido e apreciado intitula-se “Fábula de Veneza”, onde misteriosos e elegantes gatos são elementos constantes.
No seu deambular pelo mundo, surpreendentemente, Hugo Pratt, passou pelas Caldas da Rainha.
No livro “Sonetos Eróticos” da autoria de Giorgio Baffo, Publicado em 1998 pela Fenda, a página 37 é preenchida por uma aguarela intitulada “Adolescente portuguese da Calda da Reina”. Na zona superior direita da página pode ler-se a seguinte inscrição “Sentimental Mood D. E.”, cujo significado nos passa despercebido. Quem terá sido esta jovem caldense retratada em tons aguarelados por Pratt? Mistério…
Na página à esquerda um pequeno poema:

“Porque poderá ser, minha mania!
essa a última vez, nunca me contento,
queria que toda a dama fosse minha!”

Resta-me imaginar quem terá sido esta dama desejada, já que o reconhecimento muito dificilmente o conseguirei.