O BE duplicou a sua votação nas Caldas para a Câmara Municipal e conseguiu eleger um elemento (Carla Jorge) para a Assembleia Municipal, depois de em 2013 não ter conseguido nenhum eleito para aquele órgão. Há uma grande satisfação entre os bloquistas locais, que também elegeram para as assembleias de freguesia de Sto. Onofre e, pela primeira vez, para a de N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório.
Perto das 21h00 de domingo ainda não se conheciam os resultados de todas as freguesias e os elementos do bloco faziam contas à vida com os números que tinham. Estavam na nova sede, que fica no nº 25 da Rua 31 de Janeiro, para onde mudaram por necessidade de um espaço maior, “pois temos uma participação mais activa”, disse Lino Romão, candidato à Câmara, à Gazeta das Caldas.
A chegada dos resultados tardou mas foi satisfatória para o bloco. “Duplicámos a nossa votação para a Câmara e elegemos um elemento para a Assembleia Municipal”, resume o candidato.
Lino Romão comentou que não contava com tão clara vitória do PSD, que foi “contra tudo o que eram as nossas expectativas e previsões”.
Questionado sobre a vitória do independente Fernando Sousa na Foz do Arelho, o bloquista acha que aquele autarca “se vitimizou e soube conquistar o seu eleitorado, que tão bem conhece”. Lino Romão acha que há naquela freguesia vários anti-corpos ao PSD e que “o caso da Foz merecia ser estudado com profundidade”. O candidato ainda antecipa que “quando a Justiça actuar aquele órgão pode cair num vazio”.
O líder bloquista chamou ainda a atenção para o facto da abstenção ter diminuído nestas eleições, mas referiu que nas secções de voto dos eleitores mais novos “houve faltas às urnas muito elevadas, algumas na ordem dos 70%”. Um facto que ele lamenta pois é entre o eleitorado mais jovem que as propostas do BE “encontram mais acolhimento”.
Lino Romão ainda referiu a desproporcionalidade de meios para a campanha eleitoral que existe entre os partidos. “O PSD, que é tão contido em investimento público, quando o tema é campanha eleitoral, gasta mais numa pequena Junta do que o BE na campanha toda”, rematou.
Lino Romão viria a sair da sede, acompanhado pelos seus correligionários, já depois da meia-noite, após a comemoração dos bons resultados.