A necessidade de valorização do património ambiental e de salvaguarda da Lagoa de Óbidos, a adopção de práticas sustentáveis e a melhoria do espaço rural são aspirações do BE para a freguesia do Nadadouro. Para partilhar estas e outras propostas, a candidatura bloquista realizou um churrasco popular no centro da aldeia no passado sábado, que juntou algumas dezenas de militantes e simpatizantes.
Pelas 16h30 de sábado a azáfama era grande no parque de merendas do Nadadouro. Enquanto as brasas aqueciam para assar as primeiras febras, os militantes e simpatizantes bloquistas “ocupavam” a estrada e não deixavam passar nenhum automobilista sem levar o programa eleitoral. A música que se fazia ouvir era de intervenção e eram aguardados os candidatos à freguesia do Nadadouro, Câmara e Assembleia Municipal, e o deputado da Assembleia da República, Heitor de Sousa, que ali chegaria pouco depois, vindo directamente de Leiria para apoiar a iniciativa.
Heitor de Sousa destacou que esta é uma candidatura “muito singular” pois foi construída tendo por base um processo participado das pessoas do Nadadouro. O dirigente bloquista destaca o programa que têm para a Lagoa de Óbidos, nomeadamente a importância de adoptar uma política para a sua requalificação, de tratamento dos dragados e, sobretudo, de integração da lagoa no processo de vida económica das pessoas. Um processo que exige uma “atitude conjunta” das câmaras das Caldas e de Óbidos, defendeu Heitor de Sousa, sob pena de se criar uma manta curta, em que se puxa de um lado e destapa-se do outro.
O deputado defendeu ainda a melhoria do saneamento e tratamento de resíduos, de modo a impedir o processo de eutrofização da Lagoa. Este é um tema transversal à candidatura do Bloco nas Caldas e em Óbidos, e Heitor de Sousa não esconde a sua satisfação com este processo de articulação de temáticas inter-concelhias.
A candidata pelo bloco no Nadadouro é a designer e porta-voz do movimento Defender o Bom Sucesso, Maria João Melo. Estreante nestas andanças, diz ter um compromisso pessoal com as questões ambientais, o que leva a que uma das suas principais bandeiras seja a valorização do património paisagístico da freguesia. “É impressionante como o Nadadouro se tem desenvolvido de costas voltadas para a Lagoa”, disse, acrescentando que pretende reverter a situação, aproximando a aldeia do Braço da Barrosa e promovendo práticas de contemplação naquela zona.
Maria João Melo é também número dois na lista de candidatos à Assembleia Municipal, o que lhe permitirá, se for eleita, levar estes compromissos locais a debate naquele órgão autárquico.
Ainda no sábado, os candidatos do BE estiveram de manhã a fazer campanha de rua no centro das Caldas e, depois do almoço, marcaram presença na inauguração da exposição de fotografia e apresentação do respectivo livro, “Aves Ibéricas”, de José Diogo, que também integra as listas à Câmara e Assembleia de Freguesia da Foz do Arelho.
José Diogo é médico do Centro de Saúde de Caldas e já fez 34 missões de voluntariado em cenários de guerra e ruptura humanitária, em mais de 30 anos de colaboração com a AMI (Assistência Médica Internacional). É também fotógrafo amador e um grande observador da Natureza, nomeadamente da fauna avícola selvagem.
No dia anterior, sexta-feira, 22 de setembro, os bloquistas assinalaram o Dia Europeu Sem Carros, circulando nas linhas Toma. A acção teve como mote “TOMA lá o programa do Bloco” e foi aproveitada para mostrar as suas propostas aos utilizadores dos transportes públicos.






























