Candidatos do PS à Câmara da Nazaré dizem ter garantido investimentos em visita ao Canadá

0
768
- publicidade -

Notícias das CaldasNuma iniciativa inédita, os cabeças de lista da candidatura do PS à Câmara da Nazaré visitaram os emigrantes nazarenos no Canadá. De acordo com o candidato socialista, Walter Chicharro, esta visita tinha um objectivo claro: “trazer investimento, trazer emprego e ajudar a Nazaré a sair desta situação”.
Ao longo de oito dias, Walter Chicharro e Manuel Sequeira (o número dois da lista do PS) reuniram com representantes das Câmaras de Comércio do Canadá-Rússia-Eurásia e do Brasil-Canadá, com nazarenos que do lado de lá do Atlântico se tornaram empresários de sucesso, com empresários locais, com dirigentes de associações de emigrantes nazarenos e com Charles Sousa, o filho de valadenses que desde Fevereiro assume o cargo de ministro das Finanças do Ontário.

No balanço do périplo pelas comunidades nazarenas no Canadá, o candidato Walter Chicharro diz que “há reais possibilidades de investimento no concelho, seja de nazarenos emigrados, seja de canadianos” que acreditam nas potencialidades nazarenas por explorar.
Em cima da mesa estiveram sobretudo os sectores da Indústria, nomeadamente a Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, e o Turismo. Para Walter Chicharro, “a comunidade nazarena será sempre uma porta para a entrada de investimento”, mas a comitiva socialista não desvalorizou o interesse que outras comunidades podem ter na Nazaré. “Eles têm dinheiro, são pessoas de muito sucesso, que estão interessadas em investir cá”, garante. Mas para isso, é preciso que a autarquia e as entidades competentes lhes abram as portas. “Contactámos com pessoas que já tentaram investir cá, mas às quais não foram criadas condições”, aponta o candidato, acrescentando que “as portas estão abertas, os contactos estão feitos, só falta concretizar as coisas depois das eleições”.
Esta é uma opinião partilhada por Manuel Sequeira. “Não trouxemos compromissos assinados, mas trouxemos compromissos assumidos. Nós ainda não fomos eleitos. Se já estivéssemos na posse de todas as competências, estou certo que traríamos a mala cheia de negócios”, afiança o número dois da candidatura socialista.
No balanço da visita ao Canadá fica ainda a crítica ao presidente da autarquia, Jorge Barroso, por nunca ter visitado as comunidades nazarenas naquele país e por nunca ter apostado na geminação com as cidades que os acolhem.

- publicidade -