Carlota Oliveira é candidata à Câmara das Caldas pela IL

0
590
Os quatro candidatos da IL, que se apresenta pela primeira vez a votos em eleições autárquicas nas Caldas
- publicidade -

Iniciativa liberal (IL) apresentou candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e às duas freguesias urbanas, para as próximas autárquicas, às quais concorre pela primeira vez

A Iniciativa Liberal foi a primeira força política a apresentar publicamente os candidatos às autárquicas do próximo ano, nas Caldas da Rainha. Ao final da manhã de sábado, a coordenação do núcleo territorial do partido juntou-se, ao cimo da Praça da Fruta, para apresentar os cabeças de lista à Câmara, Assembleia Municipal e às Uniões de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.
Carla Oliveira, mais conhecida por Carlota Oliveira, é a candidata à Câmara. Caldense, foi no ensino secundário que iniciou o gosto pelo associativismo ao fundar a associação de estudantes no Colégio Rainha D. Leonor. Depois foi convidada pelo PSD a integrar primeiro a JSD e, depois, o partido. Socióloga e especializada em Políticas Públicas é, atualmente, comercial na indústria farmacêutica. Candidata-se para ter uma “intervenção ativa” em áreas que considera fulcrais, como são a saúde, segurança, educação, juventude, embelezamento da cidade e a sua capacidade de atratividade.
A encabeçar a lista à Assembleia Municipal está Sílvia Santos e Sousa, que é também a atual coordenadora do Núcleo Territorial do partido nas Caldas. Residente nas Caldas há 25 anos e professora de Biologia-Geologia no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, afirma que querem contribuir para a “melhoria de vida dos habitantes deste município com ideias liberais, inovadoras e eficientes que possam contribuir também, para o desenvolvimento económico das Caldas da Rainha”. Considera-se com “energia reformista para contribuir para a transformação liberal do município, envidando esforços para colocar o cidadão no centro da ação política local”.

Proximidade com a população
O caldense Ricardo Lemos é o candidato à presidência da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório. Foi deputado municipal pelo PSD após as autárquicas de 2001. “Fiz um mandato e não voltei a ser convidado porque havia liberdades que não eram permitidas e, a partir de determinada altura, comecei a afastar-me da política por não me identificar com os partidos tradicionais”, conta o candidato que ajudou à criação do núcleo caldense da IL. Considera que está a haver um afastamento da população, pelo que quer trabalhar no sentido de uma “maior proximidade e ouvir as pessoas”. O empresário do ramo imobiliário, Telmo Cordeiro, será o cabeça de lista à União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro. “Entusiasmou-se” com a candidatura do amigo Ricardo Lemos e achou que era o “momento certo” para fazer também a sua. “Tenho tido uma agradável surpresa em termos de apoios, sugestões e reclamações”, contou o candidato, “certo de que há muito por fazer e melhor do que tem sido feito”. “Se há quatro anos nos lançaram o repto “vamos mudar”, tenho a certeza de que se votarem em nós, “vamos melhorar”, disse, aludindo ao nome do movimento VM, que ganhou as últimas autárquicas.
As listas estão a ser constituídas e ainda não estão fechadas, podendo, inclusive, haver candidaturas a mais freguesias. “Queremos contar com os munícipes e fregueses para nos ajudarem com ideias e colaborarem na construção dos programas autárquicos, que respeitem os nossos valores e possam contribuir para que o concelho e freguesias tenham, de uma vez por todas, a oportunidade de crescer”, salientou Ricardo Lemos. ■

- publicidade -