O CDS-PP de Alcobaça questionou Pedro Machado, enquanto presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, pela não inclusão de Alcobaça no roteiro para operadores turísticos franceses. Os centristas consideram “absolutamente incompreensível o facto de Alcobaça ter ficado de fora do roteiro de promoção de monumentos, de infraestruturas e hotéis destinados a operadores franceses”, classificando tal facto como “grave”.
Em comunicado, aquele partido político realçou que os operadores estiveram na região entre 11 e 14 de Março e que “estavam previstas visitas a monumentos e equipamentos turísticos a concelhos muito próximos de Alcobaça”, como Caldas, Óbidos, Peniche, Nazaré e Torres Vedras.
Portanto, querem saber “quem elaborou ou de quem é a responsabilidade da promoção deste tipo de acções” e se a Câmara de Alcobaça teve conhecimento atempado do conteúdo, “tanto mais que o presidente de Câmara é membro da Comissão Executiva dessa entidade”.
Pedem também justificações para o sucedido e questionam acerca de medidas “para compensar Alcobaça, perante o dano para o concelho, ao varrer ao Alcobaça deste roteiro que naturalmente a médio prazo vai ter consequências negativas em termos concorrenciais com outros concelhos vizinhos”.
Gazeta das Caldas questionou o Turismo do Centro acerca deste roteiro e das perguntas dos centristas, mas não obteve resposta.