CDS da Foz do Arelho diz que vai “olhar” para a associação que tem sede na Junta

0
1015
CDS da Foz do Arelho
Os dirigentes centristas reuniram com elementos da nova direcção da APDTFA - Fátima Ferreira

Os dirigentes do CDS da Foz do Arelho, José Luís Quaresma, Diogo Carvalho e Maria de Lourdes Frazão, reuniram, no passado dia 2 de Abril, com José Bairradas e Arlindo Gomes que são, respectivamente, os novos presidente e tesoureiro da Associação Para a Promoção e Desenvolvimento Turístico da Foz do Arelho (APDTFA), entidade que está associada à gestão da freguesia da Foz do Arelho.
Até ao ano passado o presidente da Junta de Freguesia, Fernando de Sousa, era o mesmo que dirigia a associação, havendo transferências de dinheiro entre ambas as entidades.

Esta associação, que tem sede na própria Junta, ficou de fora da auditoria que foi instaurada à Junta de Freguesia em Julho de 2016 para descobrir para onde foi o dinheiro em falta (cerca de 193 mil euros) e também fiscalizar os mecanismos de controlo das receitas e despesas. Posteriormente foi pedida uma auditoria às contas da associação do qual se conhece um relatório preliminar que aponta diversas irregularidades, entre elas transferências de dinheiros, não justificadas, entre a associação e a Junta e vice-versa.
Em nota de imprensa, os centristas revelam que quiseram conhecer a nova direção da APDTFA e esclarecer as suas dúvidas relativamente a questões “financeiras, designadamente no que diz respeito à contratação e pagamento aos funcionários, bem como em relação ao seu plano de actividades”.
Os membros do CDS dizem que sentiram a necessidade de reunir com esta associação porque inúmeras vezes foi esta mencionada na Assembleia de Freguesia e nunca esta entidade respondeu às perguntas suscitadas por este órgão (o que não é de estranha visto que a associação era praticamente a mesma coisa que a Junta). De acordo com Diogo Carvalho, uma parte das questões foi esclarecida, mas o CDS da Foz do Arelho vai continuar a olhar para a associação de “forma cuidada, assim como olha para a Junta de Freguesia da Foz do Arelho”.