Comitiva de Óbidos visitou o Parlamento Europeu

0
673
A delegação obidense acompanhada pelo eurodeputado Carlos Zorrinho no Parlamento Europeu | DR

Um grupo de eleitos pelo PS à Câmara de Óbidos, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia das Gaeiras, juntamente com alguns obidenses não vinculados aquele partido, visitou, entre 27 e 29 de Junho, o Parlamento Europeu, em Bruxelas, a convite do eurodeputado (também obidense) Carlos Zorrinho.
Na capital belga a delegação teve oportunidade de falar com responsáveis técnicos e políticos e compreender melhor o funcionamento das instituições da União Europeia. Estas visitas foram feitas, por coincidência, num momento particularmente difícil para a Europa pois aterraram em Bruxelas precisamente na segunda-feira seguinte ao Brexit quando todos os organismos estavam ainda perplexos com o resultado e sem grande capacidade de reacção. Por esse motivo, o programa de trabalhos desta delegação chegou mesmo a sofrer alterações.
Esta visita enquadra-se num programa financiado pelo Parlamento Europeu, destinado a dar a conhecer o seu funcionamento e aproximar os cidadãos das instituições europeias. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar alguns monumentos da cidade, assim como um parque, junto ao Atomium, onde se encontram réplicas de monumentos e sítios de todos os países da União Europeia. Junto aos monumentos do Reino Unido, já foi colocada uma placa com informação do resultado do referendo. Portugal está representado pela Torre de Belém, o Oceanário, o castelo de Guimarães, o Cais da Ribeira (Porto) e um sítio da costa algarvia.