Deputados municipais reúnem com administração do CHO

0
1097

A comissão da Assembleia Municipal caldense reuniu, no passado dia 13 de Maio, com a administração do CHO para pedir explicações sobre a situação daquele centro hospitalar, nomeadamente sobre as dificuldades de funcionamento do serviço de oncologia nas Caldas da Rainha. O seu coordenador, Lalanda Ribeiro (PSD), disse à Gazeta das Caldas que este encontro, de cerca de três horas, correu de “forma franca” e com a administração do CHO a dizer que está a tentar resolver os problemas.

Uma das questões abordadas foi a retoma dos tratamentos oncológicos com citotóxicos (utilizados em quimioterapia) no Hospital das Caldas, com Ana Paula Harfouche a explicar que estão a tentar que o fabrico destes medicamentos seja feito em Torres Vedras sendo depois transportados para as Caldas.
O deputado socialista Manuel Nunes referiu que ficaram esclarecidos e saíram da reunião com alguma tranquilidade. “Esperemos que as coisas evoluam favoravelmente e que não haja nada a prejudicar a situação do hospital das Caldas”, disse. Manuel Nunes recordou ainda que no que respeita à saúde, os partidos nas Caldas têm manifestado sempre uma certa união.
Já Vítor Fernandes (PCP) disse que os problemas do hospital caldense, nomeadamente de falta de valências e profissionais, assim como a necessidade de obras nas Urgências, o continuam a preocupar. E destaca a informação que lhes foi dada de que pretendem que o hospital trabalhe com uma maior ligação com o centro de saúde. Apesar de tudo o deputado comunista conclui que “foi uma reunião muito inconclusiva”.
O deputado do MVC, Emanuel Pontes, destacou a abertura mostrada por parte do conselho de administração do CHO, tendo inclusivamente a presidente questionado a necessidade de terem apresentado uma moção, quando havia um canal aberto entre as duas entidades e podiam ter falado logo com ela. Emanuel Pontes referiu ainda que, tendo em conta a intenção do CHO em apostar num centro de investigação, este deveria estar aliado ao termalismo e fixar-se nas Caldas. Disse ainda que devem ser feitos todos os esforços para que o hospital das Caldas se transforme num hospital de referência e assim possa atrair pessoas de outros lados.
João Diniz, deputado do CDS-PP, considera que estão a ser lançadas iniciativas de importância para a consolidação do Centro Hospitalar, nomeadamente a implementação de centros de investigação, que poderá vir a ser importante para a criação de um “cluster” ligado ao termalismo.  O representante centrista apreciou também a posição da administração do CHO na perspectiva de planeamento a longo prazo, tendo em atenção o alinhamento com os modelos de desenvolvimento para o concelho e a região. Destacou o seu “foco na eficiência das actividades, não perdendo de vista os interesses e o conforto dos utilizadores”.
O coordenador da comissão, Lalanda Ribeiro, realçou ainda a importância deste diálogo entre as duas entidades e revelou que estão previstas novas reuniões sempre que uma das partes o solicite. Esta postura foi corroborada pelos deputados dos vários grupos municipais.