Socialistas denunciam “desinvestimento e abandono” na freguesia dos Vidais

0
536
- publicidade -
Notícias das Caldas “A freguesia dos Vidais conheceu em todo este último mandato um notório desinvestimento e abandono”. A denúncia é feita pelo PS das Caldas, que no passado dia 20 de Abril realizou o seu 11º encontro autárquico, desta vez na freguesia dos Vidais.
De acordo com os socialistas, espaços de usufruto comunitário como o campo de jogos junto à igreja constituem hoje exemplos de decadência que “urge resolver em conjunto com a paróquia”. É também necessário repor o funcionamento dos semáforos que, no caso crítico da estrada nacional 114 que liga Caldas da Rainha a Rio Maior, “coloca condutores, passageiros e transeuntes em risco desnecessário”, referem em nota de imprensa.
Nos últimos tempos tem-se assistido a um aumento do tráfego naquela zona, que resulta da opção de muitas empresas de transportes em regressar a esta estrada, evitando as portagens das auto-estradas.

Também em matéria de segurança rodoviária, foi considerada essencial a adjudicação urgente de obra para a construção de passeios pedonais, uma vez que circular a pé nas bermas da estrada N114 é um “exercício de elevado risco de atropelamento”.
O encontro, que decorreu na Junta de Freguesia, juntou cerca de 30 pessoas, de acordo com a presidente da concelhia, Catarina Paramos.
Os fregueses informaram também os eleitos socialistas que é frequente a emanação de odores “fortemente pungentes”, tornando o ar muitas vezes irrespirável na freguesia dos Vidais. Estes serão oriundos de uma destilaria de resíduos agro-industriais, pelo que “cumpre informar as autoridades competentes para confirmar que está a ser cumprido o correcto procedimento legal de tratamento daquela categoria de resíduos”, defende o PS.
Também preocupante é a situação da escola de primeiro ciclo que tem vindo a sofrer um número gradual de alunos, resultado, segundo os socialistas, da falta de motivos para a fixação de jovens casais naquela localidade.
A caixa multibanco, que foi alvo de várias tentativas de assalto e arrombamento, faz falta aos moradores, que pedem a sua reposição, uma vez que actualmente têm que se deslocar a Rio Maior ou Caldas da Rainha para fazer os seus levantamentos ou pagamentos.
Também o avançado estado de degradação do principal monumento da freguesia dos Vidais – o Arco da Memória, constitui um “desleixo inaceitável”, sendo necessário devolver àquele espaço a sua dignidade pois o mesmo “continua a fazer parte dos destaques turísticos da freguesia no site da Câmara Municipal das Caldas da Rainha”.
O encontro autárquico de Vidais contou com a presença do candidato do PS às próximas autárquicas, Rui Correia, que assegurou que estas questões serão apresentadas na reunião do executivo camarário e que irá pedir a sua execução.
Presente esteve também o presidente da Junta de Freguesia e foram apresentadas e comentadas as filmagens vídeo, realizadas em vários pontos da freguesia, onde se salientaram os desafios que se colocam à freguesia e as oportunidades que o futuro apresenta.
Está agendado para a primeira quinzena de Maio um encontro autárquico em Santo Onofre. F.F.

- publicidade -