Distrito de Leiria presente na Festa do Avante

0
1040
Gazeta das Caldas
O pavilhão da Organização Regional de Leiria do PCP (foto de arquivo) | F.F.

O distrito de Leiria e a Organização Regional de Leiria do PCP estarão presentes na Festa do Avante!, que decorre nos dias 7, 8 e 9 de Setembro na Quinta da Atalaia, Amora (Seixal), com diversas actividades e espaços de gastronomia, artesanato, arte e debate político.
No restaurante de Leiria será possível degustar a tradicional sardinha assada, típica dos concelhos do litoral, nomeadamente Nazaré e Peniche, a salada de atum de conserva produzida em Peniche, ou uma grelhada mista com a morcela assada da Marinha Grande. Na cafetaria os visitantes podem tomar o pequeno almoço, ou mais tarde, saborear as bifanas.

Com uma esplanada virada para o Palco 25 de Abril, os visitantes da festa poderão provar o vinho do Bombarral ou a ginja de Óbidos, à venda no Espaço do Vinho e da Ginja, ou ainda comprar a caneca de porcelana personalizada para a Festa do Avante!, e utilizá-la para “reabastecer”.
No Kacus bar há caipirinhas e outros cocktails.
Também o artesanato do distrito marcará presença no Avante!. Por exemplo, no Espaço do Vidro da Marinha Grande será possível assistir ao vivo à arte de soprar e moldar as peças de vidro e adquirir várias peças, incluindo o já tradicional copo de vidro com o logotipo da festa de 2018.
Os “Marufa”, banda vencedora do concurso regional de novos valores, actuará no Palco Novos Valores, no Espaço da Juventude e a Big Band da Marinha Grande actuará no Palco de Setúbal.
No Espaço de Leiria haverá debate político. No sábado, às 17h00, será abordada a defesa da floresta e do mundo rural, com a participação de vários dirigentes do PCP e activistas da Confederação Nacional da Agricultura.
A Entrada Permanente (EP) para a Festa do Avante custa de 25 euros e o PCP organiza vários autocarros com partida de vários pontos do distrito.
Das Caldas haverá uma excursão no domingo, 9 de Setembro, com embarque às 9h00 na rotunda da Rainha e regresso pelas 20h00.