Francisco Rodrigues dos Santos exige medidas de apoio aos pescadores

0
93

Francisco Rodrigues dos Santos reclamou, esta quinta-feira, em Peniche, durante uma visita à Opcentro – Cooperativa da Pesca Geral do Centro, no Porto de Pesca, em Peniche, apoio para o setor das pescas.

Em declaração aos jornalistas, o líder do partido afirmou que o setor “tem sido particularmente afetado com a pandemia, porque houve uma contração da procura do pescado, o que deixou os nossos pescadores numa situação aflitiva e desesperada”.

Para o dirigente, a reorganização no setor da pesca é essencial para o rejuvenescimento da mão de obra e para combater as dificuldades enfrentadas pelos pescadores. “É fundamental que a entidade reguladora da pesca a nível europeu possa adequar a capacidade de exploração dos pescadores ao nível da pesca da sardinha àquilo que é os recursos que atualmente existem”, considerou Rodrigues dos Santos, que contestou a conversão das contraordenações aos pescadores em crimes, o que não só “viola a proporcionalidade das sanções a aplicar esta atividade”, como afasta futuros pescadores, sobretudo de faixas etárias mais jovens, do setor.

O líder do CDS-PP criticou, ainda, a dificuldade de acesso ao próximo quadro comunitário de apoio, que dificulta as candidaturas, porque exigem requisitos ao nível da transformação tecnológica, dos motores, das embarcações “que as frotas portuguesas não conseguem acompanhar”.