JSD/Óbidos pretende conhecer realidade concelhia

0
239

A JSD/Óbidos pretende traçar um raios-x do concelho, através da auscultação das diversas entidades associativas e empresariais, para depois “defender ideias e construir propostas políticas estruturadas e sustentadas”, explica o presidente desta estrutura, Ricardo Duque.
O primeiro encontro do roteiro “Óbidos Presente”, coordenado pelo gabinete de estudos desta Jota, decorreu a 19 de fevereiro, por videoconferência, e juntou representantes de seis instituições de âmbito social e comunitário.
Como responder à covid-19 é o principal desafio destas associações, que também partilharam o trabalho que desenvolvem e as dificuldades com que se deparam. “A pandemia está a conduzir estas organizações e, consequentemente, as suas direções para um caminho bastante desafiador, porque em vez de responderem apenas às necessidades daqueles que servem, também enfrentam dificuldades dentro de portas”, explica Ricardo Duque, dando conta que colaboradores e voluntários são diretamente afetados, expostos ao cansaço físico e emocional, e até vítimas da doença. Sentem pouco apoio por parte da Segurança Social e do Estado e deram nota das responsabilidades que têm do ponto de vista da gestão dos orçamentos, alguns com respostas sociais fechadas e sem a receita extra de eventos, que promoviam ou em que participavam. Por outro lado, reconhecem “o grande apoio da autarquia, o inexcedível acompanhamento da Autoridade de Saúde e a cooperação entre diferentes instituições”, refere Ricardo Duque, dando também nota do trabalho de todos os intervenientes. Foi graças aos dirigentes que o “cenário catastrófico que se anunciara foi e será mitigado, pois estamos certos que permanecerão resilientes a lutar contra as consequências e a continuar a prestar serviços dignos e de alta qualidade”, conclui.