OesteCIM terá dois novos secretários executivos

0
1362
Gazeta das Caldas
André Macedo termina uma colaboração de sete anos com a OesteCIM

O actual secretário executivo da OesteCIM, André Macedo, deixará de exercer estas funções e deverá ser subsituído por Pedro Simões (director de departamento do Ministério da Economia) e Pedro Afonso (ex-vereador do PSD na Câmara de Alenquer), apurou a Gazeta das Caldas.
A decisão foi tomada por unanimidade (por voto secreto) na reunião do conselho intermunicipal de 9 de Novembro, mas o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, remeteu a divulgação da lista proposta para depois da apreciação da Assembleia Intermunicipal.

O responsável confirmou à Gazeta das Caldas que o colégio de presidentes “decidiu enfrentar este novo ciclo autárquico de uma maneira diferente, desde logo, com a proposta de um Secretariado Executivo renovado” substituindo André Macedo. De acordo com Pedro Folgado, o actual secretário executivo foi nomeado em 2010, numa altura em que os desafios da comunidade intermunicipal estavam “centrados num conjunto de necessidades que eram coincidentes com o seu perfil, e com as suas competências profissionais”. Acrescenta que este ultrapassou os desafios propostos “de forma irrepreensível” e que continuou a assegurar a administração da Oeste CIM e a acompanhar os programas de financiamento comunitário também de “forma muito positiva”. No entanto, o também presidente da Câmara de Alenquer considera que agora há outras necessidades e enquadramentos que “levam necessariamente ao encerramento de ciclos antigos, criando a disponibilidade nas pessoas para iniciar novos ciclos”.
Pedro Folgado considera que se a Assembleia Intermunicipal viabilizar a proposta do Conselho, a administração da OesteCIM dividida por entre duas pessoas com perfis diferentes ficará a ganhar e, tanto a coordenação como a estrutura técnica, ficarão mais acompanhadas. “O mesmo acontecerá com a busca, gestão e aplicação de fundos comunitários e outros financiamentos a projectos intermunicipais”, concluiu.