Partidos mais pequenos já definiram candidatos por Leiria. PS e PSD arrastam decisão.

0
1198
As eleições para a Assembleia da República estão marcadas para o dia 6 de Outubro

Raquel Abecassis (CDS-PP), Heloísa Apolónia (CDU) e Ricardo Vicente (BE) são os cabeça de lista pelo distrito de Leiria já conhecidos às eleições legislativas de 6 de Outubro. Por definir estão ainda os candidatos do PSD e do PS, que só deverão ser conhecidos no final do mês. Contudo, no caso dos sociais-democratas é apontado o nome da líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, para encabeçar a lista, que também deverá contar com o vice-presidente da Câmara das Caldas, Hugo Oliveira, em lugar elegível.12
O PS deverá avançar com a ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, a encabeçar a lista por Leiria.

Depois de encabeçar as listas por Leiria, nas últimas três eleições, e ter sido eleita, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, irá este ano concorrer por Lisboa. O seu lugar no distrito será ocupado pela independente Raquel Abecasis, ex-jornalista da Rádio Renascença e actual membro da Assembleia de Freguesia das Avenidas Novas, (em Lisboa), eleita pelos centrisas.

Heloísa Apolónia pela CDU

Também já conhecida é a candidata que encabeça a lista do distrito pela CDU. Trata-se de Heloísa Apolónia, uma veterana na Assembleia da República (está a cumprir o sétimo mandato como deputada) e líder do partido ecologista “Os Verdes”. A sua candidatura já foi apresentada publicamente e nessa altura os comunistas apontaram como grande objectivo voltar a eleger um deputado por Leiria, o que já não acontece desde a década de 80 do século passado.

O Bloco de Esquerda irá apresentar hoje, publicamente, Ricardo Vicente como cabeça de lista pelo partido ao distrito, substituindo, se for eleito, Heitor de Sousa, que era o cabeça de lista anterior. O engenheiro agrónomo de 35 anos, natural da Lourinhã, foi fundador do movimento Peniche Livre de Petróleo e da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis.
Rui Prudêncio, antigo candidato à Câmara de Mafra, encabeçará a lista pelo PAN em Leiria.

Barreiras Duarte não reúne consensos

Os dois maiores partidos, PS e PSD ainda não têm candidaturas definidas, mas começam a apontar-se alguns nomes para encabeçar as listas. No caso dos sociais democratas, o nome dado como certo é o da jovem líder da JSD nacional, e deputada, Margarida Balseiro Lopes. Nesta fase, as concelhias já escolheram o nome a figurar na lista, e que foram remetidos, por ordem alfabética, para a Comissão Política Nacional. No caso das Caldas, foram propostos o vice-presidente da Câmara e líder da concelhia, Hugo Oliveira, e a militante da JSD, Inês Dinis. Em declarações à Gazeta das Caldas, Hugo Oliveira refere que é muito prematuro falar sobre candidatos e não respondeu se, caso for eleito, acumulará com o cargo de vereador (tal como o fez Maria da Conceição), ou se ficará em exclusividade na Assembleia da República.
Entre os nomes propostos pelas concelhias há alguns que não reúnem consenso, como será o caso do ex-secretário geral do PSD, Feliciano Barreiras Duarte, proposto pela estrutura do Bombarral e que não é bem aceite por alguns sociais-democrata do distrito.
Nas legislativas de 2015 Feliciano Barreiras Duarte foi o segundo de lista por Leiria (encabeçada por Teresa Morais, que já anunciou não aceitar qualquer cargo), que elegeu seis candidatos.
A actual presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, irá encabeçar a lista de Santarém. Esta escolha para a lista de deputados vai contra os critérios para a elaboração das listas para as legislativas enviados pela direcção do partido aos líderes das distritais, onde é recomendado que não devem ser propostos autarcas com funções executivas.

Mariana Vieira da Silva pelo PS?

O PS só irá fechar as listas para as eleições legislativas no final do mês e é a força política com menos nomes divulgados. A concelhia caldense já reuniu para preparar uma representação do sul do distrito em lugar elegível, mas o presidente da concelhia, José Ribeiro, escusou-se a revelar nomes.
Na próxima semana irá decorrer uma reunião da comissão política distrital onde serão definidos os candidatos a apresentar à estrutura nacional. “O mais importante é termos nomes fortes a representar o distrito”, disse José Ribeiro.
O líder da concelhia das Caldas da Rainha disse que “é excelente” o nome que se tem falado da actual ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, para encabeçar a lista por Leiria. Destaca a sua “posição politica forte” no partido, que vai de encontro ao que defendem.
José Ribeiro sublinha ainda o papel que o seu partido tem tido ao nível da igualdade do género, com a colocação de mulheres em lugares de decisão.