Início Política PCP faz acusações ao governo na Festa de Verão junto à Lagoa

PCP faz acusações ao governo na Festa de Verão junto à Lagoa

0
60
A festa de Verão do PCP une almoço convívio, quermesse, animação musical e intervenção politica

Festa uniu militantes e simpatizantes no tradicional convívio junto ao Penedo Furado

A habitual sardinhada do PCP na Foz do Arelho, junto ao Penedo Furado decorreu no domingo, 12 de julho e contou com a presença de Francisco Lopes, membro do secretariado do Comité Central . O convidado fez uma análise internacional onde há barbárie em países como Cuba ou na Palestina “onde a única diferença é que no primeiro país ainda não há bombardeamentos”. Há, no entanto, em ambos o propósito de destruir o país, condenando o povo à fome, com falta de recursos e de combustível.

Na sua opinião, é necessária solidariedade para com estes povos – Impõe-se que Portugal – há uma propaganda generalizada pelo investimento na defesa. “O que eles estão a propagandear é o desvio de colossais verbas retiradas da saúde, da educação e da habitação para o armamento”.

- publicidade -

Para Francisco Lopes, o Governo PSD/CDS conta com o apoio do Chega e da IL e com a permissividade do PS. “Este governo quer fazer regredir nos direitos sociais, condicionais salários e pensões e ainda quer degradar o Serviço Nacional de Saúde e a Segurança Social”.

Para o militante este governo está a fragilizar “tudo o que é público – tal como se vê o que está a ser feito na TAP e na CP” – e para favorecer os grupos económicos”. Em curso está “o desmantelamento do SNS e o favorecimento dos grupos privados “. O comunista recordou que o PCP propôs na Assembleia da República um aumento de 50 euros para todos os pensionistas e essa proposta foi recusada”. Para Francisco Lopes, o governo prossegue numa política de desmantelamento de vários setores da administração pública tal como está a acontecer com o Ministério da Educação. “A política de direita é uma calamidade e temos que lutar contra o domínio do grande capital na sociedade portuguesa”.

O membro do Comité Central sintetizou a luta dos trabalhadores contra o Pacote Laboral. “Foram 11 meses de luta dos trabalhadores e que acabou por isolar o governo”, disse o convidado.

Segundo a militante Marisol Tavares, a JCP tem lutado pela conquista de mais e melhores direitos, tendo mobilizado gente a participar nas duas grandes greves gerais contra o Pacote Laboral entre atividades que ajudar “derrotar esta ofensiva contra o código do trabalho”.

Marisol Tavares referiu-se também à ESAD.CR “onde temos um coletivo que foi reforçado” contou que “tivémos um grande momento de luta por mais e melhores condições na escola e ainda pelo fim da propina”. A convidada ainda disse que o PCP “está sempre a lutar pela paz com ações que tiveram lugar nas Caldas e em Leiria e que vão acontecer em Sines”. Contou também que durante o Encontro Regional, realizado a 23 de maio, foi referida “a grande falta de investimento que se constata na Linha do Oeste”.

Maria Loureiro, da direção regional do PCP de Leiria recordou que a Festa de Verão do PCP – já se chegou a realizar no Parque -que recordou que passaram cinco meses da passagem do comboio de tempestades “e ainda está bem presente nesta região do país”. Na sua opinião a resposta do governo tem sido “curta, insuficiente e de mera propaganda”.

A militante lembrou ainda que está a decorrer uma campanha para a reabilitação do Centro de Trabalho do PCP da Marinha Grande que sofreu danos durante a intempérie.

Maria Loureiro sublinhou a ação do PCP na luta contra o Pacote Laboral e que “conduziu à derrota do capital e do patronato”. O PCP continuará em luta pelos direitos no setor da Saúde e não desmobilizará com contínuas ações de luta. Foi feita referências às ações a favor de Cuba e da Palestina.

Nas intervenções políticas também participou Margarida Patrocínio, membro da direção regional do PCP. Além da sardinhada, houve quermesse, atividades infantil e ainda momentos culturais com o cantor Carlos Vicente.

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.