PS reúne em Tornada e aponta falhas no saneamento e fornecimento de água

0
454
- publicidade -
notícias das Caldas
Os encontro autárquicos deste partido vão realizar-se em todas as freguesias do concelho

Dando seguimento à promessa de estar mais próximo da população caldense entre eleições autárquicas, o PS/Caldas promoveu no passado sábado, dia 26 de Fevereiro, mais um encontro autárquico. Nesta que foi a sexta edição da iniciativa, Tornada foi a freguesia escolhida para a sessão onde estiveram presentes cerca de 30 militantes e simpatizantes do partido e onde foram debatidos os actuais problemas, não só daquela freguesia, mas de vários outros pontos do concelho caldense.
Os constrangimentos de trânsito, sobretudo na Estrada de Tornada, e o “mau estado em geral das estradas da freguesia”, bem como os problemas ambientais que nela se verificam, foram alguns dos problemas levantados na reunião, realizada nas instalações da Associação Paradense. No que à Estrada de Tornada diz respeito, foi apontada a falta de segurança junto ao Pingo Doce e ao nó da A8, motivada sobretudo pela ausência de passadeiras.
Já quanto às questões ambientais – que o vereador e presidente da concelhia socialista caldense, Delfim Azevedo, salienta como o principal aspecto negativo debatido no encontro – o mau funcionamento da Estação de Tratamento de Aguas Residuais e das estações elevatórias, responsável pelas “continuadas descargas directas para o Paul de Tornada”, foram um dos constrangimentos que estiveram em cima da mesa.
Outro assunto levantado foi o abastecimento de água na freguesia. Para o PS “é preocupante a falta de qualidade do serviço prestado pelos serviços municipalizados já que é frequente o corte no abastecimento devido a roturas frequentes”.
Não menos preocupante é o “fornecimento de água em condições impróprias já que apresenta recorrentemente um aspecto leitoso, por problemas com os doseadores de tratamento”.

USF É REFERÊNCIA POSITIVA

Mas há, também, algo de muito positivo a registar na freguesia de Tornada. “A Unidade de Saúde Familiar [USF] de Tornada é uma unidade de referência”, salienta Delfim Azevedo, acrescentando que é de ressalvar os bons exemplos quando tanto se debatem os problemas nos serviços básicos de saúde. No encontro de sábado os socialistas deram conta de que, em visita à USF, se constatou não só que a sua criação foi uma “decisão acertada”, mas também o seu “óptimo funcionamento, já que a população servida está satisfeita e já ultrapassou não só a freguesia como também o concelho já que dá assistência inclusive a cidadãos do concelho vizinho de Alcobaça”.
Depois de cumprida a sexta edição dos Encontros Autárquicos do PS, Delfim Azevedo faz um “balanço muito positivo”, de uma iniciativa que deverá percorrer as 16 freguesias do concelho caldense até 2013. Para o vereador, está a ser cumprido o objectivo de manter a ligação entre a estrutura partidária e os membros das listas do PS nas autárquicas de 2009 e de ir dando voz aos anseios e problemas das populações, contribuindo, sempre que possível, para que se encontrem soluções. Prova disso é que alguns dos problemas levantados na última sessão, realizada no final de Janeiro em Santa Catarina, foram já resolvidos: o portão de acesso à ETAR local já está devidamente fechado e o prédio em ruínas no centro da vila (cuja iminente derrocada colocava em perigo peões, automobilistas e edifícios vizinhos), já foi demolido.
“Se não houvesse mais razões, que as há, estas já seriam suficientes para justificarem a necessidade de serem feitas estas convenções nas freguesias rurais para dar visibilidade aos anseios e às necessidades das suas gentes”, defendem os socialistas.
O trabalho dos deputados socialistas na Assembleia Municipal e a “visão integrada” para a cultura que o partido tem defendido foram outros temas em cima da mesa. Durante a tarde foi ainda abordado o problema da Associação “De Volta a Casa”, que tem continuado a fornecer refeições mesmo depois do encerramento das suas instalações, a defesa da criação de um fundo de emergência social para apoio aos munícipes mais necessitados, “e que insensatamente não foi aprovada por uma maioria PSD insensível e de olhos fechados”.
Referidos foram ainda os Planos de Pormenor do Centro Histórico e da Estrada Atlântica que para Delfim Azevedo são, neste momento, “os documentos mais importantes em discussão no concelho”. E é precisamente para debater estes documentos, e dá-los a conhecer à população, que o PS agendou já mais dois encontros autárquicos a decorrer neste mês de Março. O primeiro, marcado para dia 12, vai realizar-se na freguesia de Serra do Bouro. O segundo, a 26, na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.

- publicidade -

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -