O PSD de Leiria iniciou o processo autárquico com a aprovação de seis candidatos a presidentes de Câmara. Na reunião de 19 de Dezembro a comissão política distrital deliberou, “por unanimidade e aclamação”, aprovar as propostas de candidatura de Célia Marques a Alvaiázere, Fernando Marques a Ansião, Paulo Baptista à Batalha, Filipe Silva a Figueiró dos Vinhos, Alberto Madaíl à Nazaré e Filipe Sales a Peniche. Por deliberar ficou a recandidatura de Tinta Ferreira à Câmara das Caldas, tornada pública há vários meses. A escolha da comissão política irá a parecer do plenário a 7 de Janeiro e depois deverá ser ratificada na reunião da distrital de Leiria, que se irá realizar a 9 de Janeiro.
Na mesma altura deverá ser ratificada também a proposta da concelhia de Leiria, que já obteve parecer favorável do plenário, com o nome de Fernando Costa como candidato à Câmara da capital de distrito.
As seis propostas agora tornadas públicas foram submetidas pelas concelhias, com o parecer das respectivas assembleias. De acordo com os estatutos do PSD, a distrital irá agora dar conhecimento aos órgãos nacionais desta deliberação, que será ratificada no final do processo pela Comissão Política Nacional.