PSD venceu em Alfeizerão e Benedita

0
875
- publicidade -

Tal como Caldas e Óbidos, o concelho de Alcobaça não alinhou na tendência nacional de crescimento do PS e deu a vitória ao PSD com mais 8% do que em 2013. Os sociais-democratas passam agora a ter mais um vereador na Câmara (a CDU perdeu o único que tinha), mas só conquistaram uma Junta (Benedita) além das que tinham (Pataias, Cela, Turquel e Vimeiro) e viram o PS roubar-lhes Évora de Alcobaça.

São Martinho do Porto continua a ser liderado pelo independente Joaquim Clérigo, que foi reeleito com mais 2,5% (30 votos). Também Bárrio, Coz, Alpedriz e Montes e Aljubarrota mantém os independentes. Já Maiorga e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria permanecem como uma ilha rosa num mapa laranja.
Em Alfeizerão – que tinha a particularidade de há quatro anos só ter tido uma lista a concorrer e este ano ter cinco – Leonel Ribeiro foi reeleito e só perdeu nove votos face a 2013, ainda que em termos percentuais tenha caído quase 13 pontos. O PS, com 32,7% conseguiu eleger três dos nove mandatos, que pertenciam aos sociais-democratas.
Alfeizerão foi a freguesia onde a abstenção foi mais alta, tendo apenas votado 47,94% dos eleitores. São Martinho foi a terceira menos votada.
Na Benedita a expectativa era grande. Sabia-se já que o poder iria mudar de mãos depois de o presidente eleito pelo PS, João Mateus Luís, ter recusado concorrer pelos socialistas e ter tentado avançar como independente (no que foi recusado pelo Tribunal Constitucional).
Foi o PSD quem soube explorar tal facto, com 1474 votos, apenas mais 56 que o CDS, que ficou em segundo. A diferença percentual foi de 1,31% e permite aos partidos da direita dividirem os mandatos (seis para cada um). O PCP conseguiu o mandato que permite desempatar centristas e sociais-democratas.

- publicidade -