Ricardo Fernandes volta a concorrer no Bombarral

0
391
Autarca socialista Ricardo Fernandes dedidido a continuar à frente do executivo camarário do Município do Bombarral
- publicidade -

Autarca socialista recandidata-se a derradeiro mandato e torna-se no primeiro candidato no concelho que vai a votos nas próximas eleições

Tal como se esperava, Ricardo Fernandes vai recandidatar-se a um terceiro mandato para presidente da Câmara Municipal do Bombarral. O autarca socialista, recém reeleito presidente da comissão política local do PS, é o primeiro candidato conhecido no concelho bombarralenses a avançar para as próximas eleições autárquicas, que vão ocorrer a meio do segundo semestre de 2025. Sem surpresa, foi o único candidato que avançou na escolha interna do partido, tendo sido eleito por unanimidade pela comissão política concelhia no passado dia 18.
Ricardo Fernandes vai avançar pela terceira vez com o intuito “de continuar a contribuir, cada vez mais, para a melhoria das condições de vida para quem habita no concelho, cá trabalha ou nos visita”, tendo “a forte convicção que, com a equipa que me tem acompanhado, seremos a melhor opção para continuar a liderar os destinos do Bombarral”.
Foi com Ricardo Fernandes que o PS conseguiu recuperar a liderança da Câmara Municipal do Bombarral – depois da única vitória, sem maioria, de Carlos Serafim em 1989 – quando, a 1 de outubro de 2017, elegeu quatro dos sete vereadores pela diferença de 744 votos à coligação PSD/CDS, garantindo desta forma a sua primeira maioria absoluta. O edil socialista voltou a ter maioria absoluta em 2021, mas desta vez a diferença de votos encurtou-se para 186, apesar da composição do executivo continuar na mesma. Desta vez o PSD resolveu ir sozinho ao sufrágio, abandonando o seu parceiro de eleições anteriores, o que lhe poderá ter custado a reconquista da autarquia, se somarmos os votos obtidos pelos dois partidos. Ainda sem candidato conhecido, é muito provável que, tal como noutros pontos do país e seguindo o exemplo do Governo, que sociais-democratas e centristas possam voltar a concorrer juntos contra o PS.
À partida para o último ano do mandato, o farmacêutico Ricardo Fernandes avalia positivamente o seu legado, pois, “com maiores ou menores dificuldades, temos conseguido avançar neste desiderato de tornar cada vez mais o Bombarral o ‘coração’ do Oeste”. Como principal bandeira continua a hastear a causa do novo Hospital do Oeste, “o expoente máximo do reconhecimento dessa centralidade e equidistância foi a indicação do Bombarral como o território mais adequado” para o receber, segundo o estudo elabora do pela Universidade Nova IMS. Aproveitando a localização estratégica do concelho, “que lhe permite potenciar a sua centralidade, para a atração de projetos que extravasem as fronteiras concelhias”, destaca a sede do Centro de Interpretação do Geoparque Oeste e a Quinta da Ciência Viva da Pera Rocha. ■

- publicidade -