Centro Hospitalar do Oeste aposta nas tele-consultas de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação

0
439

Os serviços de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), passaram a disponibilizar aos utentes a possibilidade da realização de tele-consultas, informou, esta terça-feira, aquela entidade.

Esta modalidade permite que as consultas possam ser realizadas remotamente, com recurso às tecnologias da informação e da comunicação. “De uma forma mais próxima, mais cómoda e mais fácil, o utente pode ser observado por um médico através de computador, smartphone ou tablet, evitando a deslocação ao Hospital”, explica o CHO.

A observação do doente à distância permite o despiste de algumas situações e de algumas patologias “com o pedido de exames complementares de diagnóstico, que venham a ser necessários para uma futura consulta presencial de seguimento”.

A primeira tele-consulta realizou-se no inicio de Junho, numa parceria com o Centro de Saúde de Mafra (ACES Oeste Sul), onde estava presencialmente um médico de Medicina Geral e Familiar com um doente, tendo sido realizada uma consulta em tempo real com um médico Ortopedista do CHO.

As Consultas Externas de Ortopedia funcionam nas unidades hospitalares de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo sido observados no ano anterior 11.802 utentes, num total de 19.625 consultas médicas.

A tele-consulta de Ortopedia Infantil teve o seu início, simbolicamente no dia 1 de Junho – Dia Mundial da Criança -, sendo realizada por um ortopedista diretamente com o utente sem a intermediação do médico de família.

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação iniciou de igual modo a atividade de tele-consulta, com recurso à utilização de comunicações interativas, com a presença do utente junto do seu médico de família (neste caso em parceria com o ACES Oeste Norte). Nas Caldas, os tele-tratamentos na área de Fisioterapia, em algumas patologias crónicas, nomeadamente, escolioses na idade pediátrica, iniciaram-se também a 1 de Junho.

Para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, a implementação das tele-consultas nas situações em que estas são clinicamente viáveis, vem trazer “vantagens claras para profissionais e utentes, nomeadamente na agilização de procedimentos, na redução das deslocações ao hospital nesta fase da pandemia e na redução das listas de espera, que aumentaram nos últimos meses” com a suspensão da atividade assistencial em 16 de Março. “Acima de tudo, o recurso às teleconsultas vem reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde, garantindo qualidade nas consultas de acompanhamento e seguimento aos utentes da região Oeste, completa a administração do CHO.