CHOeste assinalou Dia Mundial da Fisioterapia

0
209
As quatro profissionais de saúde que dinamizaram as atividades na unidade de Peniche

Na unidade hospitalar de Peniche estiveram patentes duas exposições, dando
visibilidade à data.

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente a 8 de setembro, que corresponde à data da fundação da World Physiotherapy (WPT), em 1951. Com o objetivo de dar visibilidade à efeméride, promover e elevar o perfil da profissão, as fisioterapeutas do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) – Unidade de Peniche dinamizaram duas exposições que estiveram patentes durante o mês de setembro, no serviço de Medicina Física e de Reabilitação e na entrada do Hospital de Peniche, respetivamente.
As três unidades hospitalares do CHO (Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras) têm, cada uma delas, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação. No caso de Peniche, esta é formada por quatro fisioterapeutas, uma médica fisiatra, duas assistentes operacionais, uma administrativa e uma terapeuta da fala, que dão apoio aos utentes daquele concelho, referenciados pelas outras unidades, por outros hospitais e pelo Centro de Saúde, em regime de internamento e em regime de ambulatório. A sua missão é “prestar cuidados de saúde com rigor e excelência técnica, científica e organizada, com ética profissional e justiça social”, explicam Gracinda Monteiro, Isabel Mendes, Elsa Bento e Ana Sílvia Cruz, as fisioterapeutas da Unidade de Peniche.
De acordo com a WPT a Fisioterapia é o serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento possível e capacidade funcional ao longo da vida. O foco deste ano é a Osteoartrose, doença reumática mais comum a nível mundial e uma das principais causas de incapacidade afetando mais de 500 milhões de pessoas, assim como o papel dos fisioterapeutas no tratamento de pessoas afetadas por esta condição.